Após 8 anos presos em gaiolas, leões de circo são resgatados e pisam na grama pela primeira vez

Após 8 anos presos em gaiolas, leões de circo são resgatados e pisam na grama pela primeira vez

Não é de hoje que percebemos uma mudança radical nos cuidados aos animais de circo. O público tem cobrado mais responsabilidade com espaço, alimentação e até afeto para esses bichos.

Então é comum encontrarmos momentos como o do vídeo deste post.

Tarzan e Tanya viveram oito anos presos dentro de uma gaiola com pouco espaço para eles circularem. Eles nunca tiveram o prazer de pisar uma grama ou um chão de terra, poder correr por um descampado ou qualquer outra ação comum de outros animais da espécie.

E tudo mudou a partir do resgate dos anjos da organização Animal Defenders Incorporated!

O presidente da ADI Jan, junto com o vice-presidente Tim, viajaram até a Guatemala para resgatar alguns animais de circos locais.

Eles conseguiram libertar 9 tigres e acabaram chegando em Tarzan e Tanya.

O estado de saúde dos animais era precário.

As condições que o circo oferecia para os dois leões era muito precária. Quando Jan encontrou Tanya, ele percebeu, inclusive, que a leoa estava com um ferimento sem tratamento.

Ao tentar entender, explicaram que Tanya tinha ferido o lábio muito grave em uma briga com um tigre, enquanto protegia Tarzan, que também estava com machucado no dente.

E foi quando Jan e Tim resolveram cuidar dos dois irmãos.

A missão inicial era cuidar da saúde dos animais e, posteriormente, levá-los ao seu habitat natural, na África do Sul.

Só que Jan e Tim resolveram proporcionar um prazer único para Tarzan e Tanya antes mesmo de mudarem de casa. Ele soltou os dois leões para que eles puderam pisar a grama pela primeira vez depois de quase uma década presos.

Quando a gaiola abriu, os dois leões ficaram sem saber o que fazer. Tanya olhou mais seguramente o espaço e dá para perceber que ela sempre tem um cuidado especial por Tarzan.

Os dois leões foram cuidados por veterinários locais, que curaram os ferimentos e fizeram toda a revisão que eles precisavam antes de serem soltos.

Novo lar

Depois de algumas semanas em tratamento, o pessoal da ADI resolveu que tinha chegado a hora de levar Tarzan e Tanya para a África.

Fotos: Reprodução: YouTube

O momento que eles são soltos para sempre é emocionante! Veja o vídeo completo desde o resgate até a viagem para a África do Sul!

O vídeo do resgate de Tarzan e Tanya foi visto mais de 1,4 milhão de vezes, apenas no YouTube.

Além do YouTube, milhares de pessoas também comentaram em outros canais da ADI, parabenizando Jan e Tim pela ação linda.

Eu também fiquei muito emocionada com esse resgate e dá para notar a diferença de peso e pelo dos animais antes e depois da ação da ADI.

Parabéns Jan e Tim! Que possamos ainda ter muitas outras boas notícias de vocês!

Por Monique de Carvalho

Fonte: Razões para Acreditar (Shareably)


Nota do Olhar Animal: Jaulas maiores não atendem aos interesses dos leões ou de quaisquer outros animais. Bom tratamento no cárcere também não. O que lhes interessa é a liberdade de poderem conviver com os de suas espécie escolhidos por eles próprios e de não terem que se submeter a uma proximidade forçada e indesejada com turistas, domadores ou público. O que lhes importa é poderem se expressar naturalmente. Isso tudo só pode ocorrer em seu habitat ou em santuários, nunca em zoológicos ou circos.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.