Após barragem transbordar na Grande BH, Ibama retira por segurança 400 animais do Centro de Reabilitação em Nova Lima, MG

Após barragem transbordar na Grande BH, Ibama retira por segurança 400 animais do Centro de Reabilitação em Nova Lima, MG
Ibama retira aves que estavam em reabilitação no CRAS — Foto: Ibama

Após barragem transbordar, por motivos de segurança, 400 animais – entre aves, répteis e mamíferos – foram retirados do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), em Nova Lima, na Grande BH.

A evacuação do espaço aconteceu neste domingo (9) por causa do acionamento da situação de emergência do Dique Lisa da Mina Pau Branco. No sábado (8), houve um transbordamento na barragem. A água com rejeitos atingiram um trecho da BR-040, que fica próxima do Centro de Reabilitação do Ibama, em Nova Lima.

Uma parte dos animais foi encaminha para o Centro de Triagem de Animais Silvestres, em Juiz de Fora. Além disso, outros animais ficaram aos cuidados de mantenedouros e reabilitadores.

Para retirada do animais, 21 veículos foram usados. A remoção dos animais foi executada pela empresa Vallourec, que é responsável pelo Dique Lisa da Mina Pau Branco.

Aves que estavam no Centro de Reabilitação de Animais Silvestre do Ibama em Nova Lima — Foto: Ibama
Aves que estavam no Centro de Reabilitação de Animais Silvestre do Ibama em Nova Lima — Foto: Ibama

Veja vídeo da retirada dos animais no Centro de Reabilitação:

VÍDEO: Ibama retira animais de Centro de Reabilitação

Transbordamento do Dique Lisa

No domingo de manhã, a ANM classificou o Dique Lisa em nível três, o mais alto de alerta. Depois, a ANM afirmou que esse nível seria reduzido para 2.

A Agência informou que seis pessoas que moram próximas à barragem foram retiradas de casa em segurança.

O transbordamento no sábado

Um dique da Mina Pau Branco, da Vallourec, transbordou na manhã deste sábado (8). A água reservada pela estrutura invadiu a BR-040, que liga Belo Horizonte ao Rio de Janeiro, e atingiu veículos que passavam pela rodovia.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o transbordamento aconteceu por causa do excesso de chuva. Segundo a Vallourec, em função das precipitações, houve carreamento de material sólido da pilha Cachoeirinha para o dique. As sirenes foram acionadas às 10h31.

Os bombeiros informaram que não houve rompimento de barragem. A Vallourec e a Prefeitura de Nova Lima disseram o mesmo. Uma pessoa ficou ferida.

Após o transbordamento, a Justiça determinou a suspenção dos trabalhos na Mina e exigiu que a empresa garanta a estabilidade do empreendimento. A Vallourec informou que ainda não foi notificada da decisão, mas que a empresa já suspendeu as atividades.

Por Dener Alano

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.