Após denúncia anônima, 28 gatos foram resgatados de casa abandonada em Vargem Pequena, no Rio

Após denúncia anônima, 28 gatos foram resgatados de casa abandonada em Vargem Pequena, no Rio
Os felinos resgatados em Vargem Pequena estavam em péssimo estado de saúde / Divulgação

Após denúncia anônima, 28 gatos foram resgatados, nesta quinta-feira (6), pela Subprefeitura da Barra, Recreio e Vargens e a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais, (SMPDA), na Rua Célio Fernandes dos Santos Silva, em Vargem Pequena, na zona oeste do Rio de Janeiro. Os animais, que devem ficar em observação por estarem extremamente debilitados, serão transferidos para a Fazenda Modelo e submetidos a castração e futura adoção, assim que possível.

O secretário da SMPDA, Vinícius Cordeiro, falou sobre a importância de a população não negligenciar situações de maus tratos de animais e denunciar tais práticas ao poder público municipal, que, em 2021, atendeu a mais de 5.000 chamados.

“Essa ação foi possibilitada por uma denúncia. Insisto para todos os cidadãos cariocas que tiverem conhecimento de maus-tratos, do acorrentamento de cães ou gatos, de animais em más condições de higiene, por favor, usem o Canal do 1746 para formalizar as denúncias. Vale ressaltar que somente no ano passado atendemos mais de 5 mil chamados”, ressaltou Vinicius Cordeiro.

Moradores da região onde foi realizado o resgate relataram que um idoso, que já havia morado na residência, voltava 1 vez por mês para alimentar os animais abandonados. Segundo eles, o local estava em péssimas condições de conservação e higiene, com mau cheiro e presença de moscas. Além disso, há relatos de óbitos de felinos afogados na piscina da residência, cujos donos foram procurados e não foram encontrados.

“É muito importante darmos atendimento a esses animais, que estavam vivendo em condições precárias. Esse tipo de ação só é possível com denúncias e a participação da população em geral”, afirmou o Subprefeito Raphael Lima.

As denúncias de maus-tratos, abandonos ou negligências relacionadas ao animais podem ser realizadas pelo número do WhatsApp da Central 1746 é: (21) 3460-1746.

Por Patricia Lima

Fonte: Diário do Rio

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.