Após denúncia anônima, PM apreende 19 quelônios em residência no município de Curuá, no PA

Após denúncia anônima, PM apreende 19 quelônios em residência no município de Curuá, no PA
Quelônios apreendidos em residência no município de Curuá, no oeste do Pará — Foto: Reprodução/Redes sociais

Uma denúncia anônima levou uma guarnição da Polícia Militar de Curuá, no oeste do Pará, até um residência onde estavam armazenados 19 quelônios, sendo 18 da espécie tartaruga e 1 da espécie tracajá.

Os animais estavam todos vivos e eram mantidos dentro de sacos, e de acordo com a denúncia, a captura dos animais foi realizada com a finalidade de comercialização. As espécies são bastante apreciadas na culinária amazônica.

Um homem que estava na residência no momento do flagrante foi conduzido para a delegacia de Polícia Civil de Curuá, para os procedimentos cabíveis. Além de enquadramento em inquérito policial, o homem ainda deve ser autuado e ter que pagar multa por crime ambiental.

De acordo com a Polícia Militar, o homem confirmou que capturava os animais para vender, mas alegou que só fazia isso porque está desempregado e precisa garantir o sustento de sua família.

A Lei de Crimes Ambientais proíbe “matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente”. Denúncias de crimes ambientais podem ser feitas pelo fone 181, o Disque-Denúncia, no Estado do Pará. 

Por Sílvia Vieira

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.