Cão com ferimentos no olho é resgatado — Foto: Reprodução/Gabinete do vereador Luiz Carlos Ramos Filho

Após denúncia, força-tarefa resgata cães abandonados na zona oeste do Rio

Uma força-tarefa resgatou nesta terça-feira (9) cinco cães abandonados de um imóvel de Vargem Pequena, Zona Oeste do Rio. É o segundo salvamento em menos de um mês.Um casal e três filhotes da raça american bully estavam desnutridos e com feridas pelo corpo.

“Recebi a denúncia de vizinhos. Os animais não se alimentavam há vários dias”, afirmou o vereador Luiz Carlos Ramos Filho, presidente da Comissão de Defesa dos Animais da Câmara Municipal do Rio.

Casa em Vargem Pequena fora abandonada pelo locatário, com os animais dentro — Foto: Reprodução/Gabinete do vereador Luiz Carlos Ramos Filho
Casa em Vargem Pequena fora abandonada pelo locatário, com os animais dentro — Foto: Reprodução / Gabinete do vereador Luiz Carlos Ramos Filho
American bully vítima de maus-tratos é resgatado — Foto: Reprodução/Gabinete do vereador Luiz Carlos Ramos Filho
American bully vítima de maus-tratos é resgatado — Foto: Reprodução / Gabinete do vereador Luiz Carlos Ramos Filho

Ramos Filho acionou a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente e Subsecretaria de Bem-estar Animal do Município.

“O imóvel era alugado, e o locatário está desaparecido. A polícia vai investigar. Maus-tratos a animais é crime”, acrescentou Ramos Filho.

O vereador levou os animais a uma clínica veterinária particular, onde receberão os primeiros tratamentos. “Depois serão encaminhados a um abrigo, castrados e colocados para adoção”, emendou.

No dia 12 de junho, a Subsecretaria de Bem-estar Animal encontrou 12 cachorros desnutridos em uma casa no Engenho de Dentro, Zona Norte do Rio. Outros cinco já estavam mortos.

Vizinhos denunciaram que os cães estavam sem comida há vários dias — Foto: Divulgação/Gabinete do vereador Luiz Carlos Ramos Filho
Vizinhos denunciaram que os cães estavam sem comida há vários dias — Foto: Divulgação/Gabinete do vereador Luiz Carlos Ramos Filho
Denuncie

Só nos três primeiros meses desse ano, o programa Linha Verde, do Disque Denúncia, registrou 854 denúncias de maus-tratos a animais. Dessas denúncias, 125 citavam que os animais estavam em situação de abandono.

Segundo o programa Linha Verde, cães, gatos e cavalos são os animais mais vitimados. Entre os relatos estão falta de alimentação, abandono, espancamento, animais presos e acorrentados e outras crueldades.

As solicitações de resgate ou denúncias podem ser feitas pelo telefone 1746, ou pelo site, em qualquer dia da semana, inclusive domingos e feriados.

Cães de Vargem Pequena serão postos para adoção após tratamento — Foto: Divulgação/Gabinete do vereador Luiz Carlos Ramos Filho
Cães de Vargem Pequena serão postos para adoção após tratamento — Foto: Divulgação/Gabinete do vereador Luiz Carlos Ramos Filho

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.