Após denúncias de maus-tratos, Vigilância Ambiental resgata cães abandonados e um morto em Divinópolis, MG

Após denúncias de maus-tratos, Vigilância Ambiental resgata cães abandonados e um morto em Divinópolis, MG
Um dos cachorros abandonados que foi resgatado em Divinópolis 07/04/2021 — Foto: Reprodução/Tv Integração

A Vigilância Ambiental em Divinópolis resgatou na terça-feira (6), dois cães abandonados em uma casa no Bairro Candelária. O resgate ocorreu após denúncias e, segundo órgão municipal, um terceiro cão foi encontrado morto no local. Os tutores foram identificados e autuados por maus-tratos.

A Polícia Civil informou ao G1 que instaurou inquérito para apuração do caso. As investigações estão em andamento na Delegacia Regional em Divinópolis. Informou ainda, que mais informações serão fornecidas em momento oportuno.

Os fiscais tiveram apoio da Polícia Militar (PM) e Corpo de Bombeiros. Eles encontraram os três cachorros trancados, sem comida e um deles estava sem vida. Ele foi morto por um pit bull que dividia o mesmo espaço, segundo a Vigilância.

“A pessoa deixou os animais em risco, com falta de abrigo, comida, água e ainda deixou um animal agressivo junto com outros que não conseguem se defender. Fizemos um auto de infração e encaminhamos o caso para a Polícia Civil para as devidas providências, disse o gerente da Vigilância Ambiental Erson Ribeiro.

O agente em saúde, Antônio Camargos, foi quem fez o resgate dos bichos. Ele conseguiu com uma corda laçar o pit bull e em seguida o outro cachorro. Os dois foram levados para o Centro de Referência de Vigilância em Saúde Ambiental (Crevisa), onde foram avaliados por um veterinário. Eles serão agora, destinados ao setor de adoção.

VÍDEO: Dois cachorros em situação de maus-tratos são resgatados em Divinópolis

Multa

Segundo os fiscais, os tutores vão responder pelo crime de maus-tratos com uma multa que pode chegar a R$ 8 mil.

Lei em defesa dos animais

O advogado Igor Rios disse em entrevista ao MG1 que m muitos casos de maus-tratos a penalidade pode ser até prisão com penas que podem chegar a cinco anos. Segundo ele, abandono também se enquadra em crime de maus-tratos.

“Foi aprovada, em novembro do ano passado, a lei 14.064/2020, que altera a lei de crimes ambientais, aumentando a pena relacionada ao crime de maus-tratos a cães e gatos. A pena passou de, no máximo, um ano e quatro meses para a pena de dois a cinco anos”, pontuou.

O advogado ressaltou que esse aumento da pena foi fundamentado para desestimular práticas criminosas com os animais.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.