Após denúncias, Guarda Municipal de Poá (SP) apreende 88 pássaros e três saguis

Após denúncias, Guarda Municipal de Poá (SP) apreende 88 pássaros e três saguis
Divulgação

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Poá realizou a apreensão de mais de 80 pássaros silvestres e três saguis nesta segunda (15) e terça-feira (16), por meio de denúncias anônimas feitas por munícipes. As apreensões ocorreram nos bairros Vila Varela e Vila Açoreana e tiveram como base a Lei nº 9.605 que classifica o ato de manter um animal silvestre em cativeiro como crime ambiental.

A apreensão dos Saguis foi realizada na manhã desta terça-feira (16), na rua João de Godoy, na Vila Açoreana. De acordo com a Prefeitura de Poá, com o suporte da Defesa Civil, os guardas foram apurar a denúncia sobre animais silvestres mantidos em cativeiro. Ao chegar à referida residência, com a autorização do proprietário, os agentes localizaram no interior da casa três macacos da espécie Sagui. Diante dos fatos, os animais foram conduzidos ao Centro de Recuperação de animais Silvestres (CRAS) do Parque Ecológico do Alto Tietê.

Já na segunda-feira (15), a Guarda Municipal realizou a apreensão de 88 pássaros silvestres, na Vila Varela, sendo 12 pássaros na rua Joaquim Miguel Silva e 76 na rua Votuporanga. Com a apreensão destas aves, a GCM de Poá apreendeu 164 pássaros em menos de um mês. Ao todo, foram apreendidos 46 coleirinhos, 13 picharros, 12 pintassilgos, 5 bigodinhos, 5 canários-do-reino, um pintagol, 3 pixoxós (em extinção), um azulão (em extinção) e um gurundi.

No caso das apreensões das aves, os responsáveis foram direcionados para a Delegacia de Polícia de Itaquaquecetuba e as aves encaminhadas para o CRAS do Parque Ecológico do Tietê.

Por Leandro Cesaroni

Fonte: Notícias de Mogi

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.