Após erupção, mais de 100 animais resgatados da Ilha Taal encontram novos lares nas Filipinas

Após erupção, mais de 100 animais resgatados da Ilha Taal encontram novos lares nas Filipinas

Quase um ano desde a erupção do vulcão Taal em janeiro, 145 cães e gatos de rua foram resgatados da ilha, disse um grupo de bem-estar animal no sábado.

PETA Asia disse que seus voluntários conseguiram salvar 177 animais (cães, gatos, cavalos, porcos, cabras, galinhas, patos, garças e pombos) que estavam na Ilha Taal coberta de cinzas. A maioria desses animais sobreviventes encontraram novos lares, enquanto o restante ainda está em “lares adotivos” com a organização.

“Nós só levamos animais para as comunidades à beira do lago se eles estivessem doentes ou feridos”, disse a PETA em um comunicado compartilhado com a CNN Filipinas. “A maioria das pessoas na ilha não reivindicou seus animais porque não tinham onde abrigá-los.”

No início do ano, a PETA estava entre os grupos de proteção e direitos dos animais que realizaram esforços de resgate na zona de evacuação de Taal para levar alimentos e cuidados veterinários básicos aos animais abandonados durante o início da queda de cinzas. A PETA disse que viajou, ida e volta, para a área por seis semanas de janeiro ao final de fevereiro.

Naquela ocasião, o grupo Campaña Jana Sevilla pediu a aprovação de uma legislação que obrigue os animais a serem incluídos nos planos de evacuação em tempos de desastres. A lei de bem-estar animal também deveria punir os donos de animais por abandonar seus animais de estimação em tempos de crise, disse.

Tradução de Thaís Perin Gasparindo

Fonte: Notiulti

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.