Após implante de bico feito em 3D, gansa Vitória agora é mãe

Após implante de bico feito em 3D, gansa Vitória agora é mãe
Após receber prótese, gansa recebeu um companheiro e botou sete ovos (Fotos: Divulgação)

Vitória, a primeira gansa de sua espécie a receber um implante de bico feito em impressora 3D, agora é mãe. Há um ano, o animal foi encontrado debilitado em uma praia de Ilha Comprida, SP, e quase foi sacrificado. Resgatado pela ONG Amigos do Mar, passou por um procedimento inédito e, após ser inserido em um habitat monitorado no Município, recebeu um companheiro. 
Um dos envolvidos no procedimento médico, o cirurgião-dentista Paulo Eduardo Miamoto, da Unicamp, conta que, meses após o procedimento, veterinários que acompanham sua recuperação desde a cirurgia se depararam com sete ovos no ambiente em que ela e o ganso vivem, no Município. Destes, dois eclodiram.

Vitória hoje é mãe de dois filhotes, que vivem em Ilha Comprida
Vitória hoje é mãe de dois filhotes, que vivem em Ilha Comprida

“Ela estava muito debilitada quando foi encontrada e essa notícia nos emocionou muito. O nascimento destes filhotes não é apenas uma conquista do aspecto técnico. Sinaliza que o tratamento foi um sucesso e garantiu que ela desempenhasse a maior função de um animal na natureza, que é a de se reproduzir”.

Mesmo após o nascimento dos dois filhotes, Vitória continua sendo monitorada por uma equipe de médicos voluntários. “Já fizemos mais de dez procedimentos cirúrgicos como esse e nenhum dos pacientes fica desassistido após a conclusão do tratamento. A própria Vitória já fez a manutenção do bico em 3D, em abril deste ano, e agora passará por um novo procedimento”.

Enquanto aguarda a realização da manutenção de sua prótese, a gansa está hospedada no Centro de Pesquisa e Triagem de Animais Silvestres (Ceptas), em Cubatão. Ela deverá passar por um novo procedimento cirúrgico no próximo dia 12 de dezembro, segundo Miamoto.

“O monitoramento desses animais é constante. Não colocamos apenas as próteses. Eles continuam sendo monitorados e periodicamente são avaliados por nossa equipe”.

A prótese do animal passará por nova manutenção no próximo dia 12 de dezembro
A prótese do animal passará por nova manutenção no próximo dia 12 de dezembro

Por Carolina Iglesias 

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.