Após morte de mascote, OAB do Amapá adota ‘advogata’ para defesa do direito dos animais

Após morte de mascote, OAB do Amapá adota ‘advogata’ para defesa do direito dos animais
Gatinha Leona é a nova advogata da OAB-AP — Foto: OAB-AP/Divulgação

O crachá de “advogato”, um dia usado por “Léon”, voltou a ser exibido na Ordem dos Advogados do Brasil no Amapá (OAB-AP), no Centro de Macapá. A mascote da vez é uma fêmea, chamada “Leona”, encontrada com escoriações em meio às folhas secas na frente ao prédio da entidade, em 19 de outubro.

Ela começou a ser cuidada até que pudesse ser doada, mas foi conquistando o coração dos “colegas” e acabou se tornando a nova “advogata” da Ordem, quatro meses após a morte do primeiro mascote adotado e que acabou se tornando um símbolo da luta pelos direitos dos animais.

Gato León quando ganhou o crachá de vigia da OAB, ainda filhote. — Foto: Auriney Brito/Arquivo Pessoal

Na época, foi relatado que o felino foi encontrado sem sinais de vida e que provavelmente teve contato com algum animal ou inseto que provocou a morte.

De acordo com o Auriney Brito, presidente da OAB-AP e que desempenhou um papel fundamental na criação do gatinho, a felina estava bem debilitada quando foi achada, até que foi levada ao veterinário para poder se recuperar e ser encaminhada para alguma ONG visando a doação.

“Começamos a cuidar dela e todos os funcionários começaram a chamá-la de Leona, em referência ao nosso primeiro mascote, até que na quarta-feira (28), decidimos adotá-la. É um pouco difícil, pois o Léon deixou um aperto imenso e o medo de perder de novo é real, mas não podemos deixar que isso impeça de fazer coisas boas”, contou.

Leona foi achada com alguns ferimentos por funcionários da OAB — Foto: OAB-AP/Divulgação

O presidente frisou que o Instituto Léon, criado para homenagear o primeiro “advogato” e ajudar a causa animal continua atuante, por meio de ajuda financeira a animais que precisam de tratamento veterinário. Nas redes sociais, a conta com o nome do gatinho segue na divulgação de doações e atividades da categoria.

Auriney Brito detalhou que a gatinha deve ter cerca de um mês de vida e, provavelmente, foi atropelada quando foi encontrada. Agora deve desempenhar um papel fundamental, com o título de “doutora Leona”, assim como o antigo mascote, na causa pelos direitos dos animais.

León, admirando a paisagem na entrada da OAB-AP — Foto: Rede Social/Divulgação

De “vigia” a “advogato”

León vivia nas ruas quando era pequeno, se protegendo do frio e da chuva. Ele foi adotado em fevereiro de 2019 e virou “vigia” da OAB, com direito a crachá e tudo.

A publicação sobre a contratação viralizou no Facebook e no Instagram do presidente da OAB Amapá, e em 24 horas alcançou quase 250 mil curtidas e 90 mil compartilhamentos.

O felino chegou até a sede da Ordem durante uma chuva forte. Pequeno, tremendo e com frio, foi cuidado por funcionários que deram comida e local para dormir, até que se tornasse o mascote, recebendo carícias de quem passava por ele.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 

– Leon, quando ela aparecer, mantenha a postura e aja naturalmente… Eu:

Uma publicação compartilhada por Dr. Leon, O Advogato (@dr_leon_advogato) em

Por Caio Coutinho

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.