Após receber cuidados, cavalo vítima de maus-tratos será doado a programa de reabilitação

Após receber cuidados, cavalo vítima de maus-tratos será doado a programa de reabilitação
Após ser resgatado e cuidado, Grego vai para o 20º BPM (Mesquita), onde vai ajudar no programa de reabilitação de crianças e adolescentes. Divulgação.

Um cavalo resgatado pelo grupo Nas Garras da Lei, formado por profissionais de Segurança Pública, será doado, nesta sexta-feira (17), para policiais do 20º BPM (Mesquita). O animal, que recebeu cuidados após ser vítima de maus-tratos, vai integrar o programa Renovar Equoterapia, que promove a reabilitação de crianças e idosos por meio do contato com os animais. A entrega do Grego, como ele foi batizado, será feita na Fazenda Modelo, em Guaratiba, na Zona Oeste, onde o bicho foi acolhido.

A ação faz parte de uma campanha criada pelo grupo de policiais, que vai contar, ainda, com palestras online, lives e outras atividades envolvendo advogados, veterinários e protetores, em prol da conscientização de tutores que fazem uso da tração animal. O Nas Garras da Lei vai promover também uma operação para resgatar dez cavalos em estado de vulnerabilidade.

“Ao contrário do que as pessoas pensam por causa do seu tamanho, a saúde dos equinos é muito frágil. E qualquer tratamento para eles tem custo elevado. São animais que estão sendo renegados, explorados e são tão dóceis”, conta o fundador do grupo, o policial civil Rafael Cazes.

De acordo com a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais do Rio (SMPDA), são recebidas, por mês, uma média de 80 denúncias envolvendo maus-tratos a equinos, sendo que a maioria deles não resiste aos ferimentos.

Jack Calderini da fiscalização da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais do Rio posa com Grego. Divulgação
Jack Calderini da fiscalização da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais do Rio posa com Grego. Divulgação

Fonte: O Dia


Nota do Olhar Animal: A equoterapia é tão exploração animal quanto qualquer outra. Que interesse tem o animal em estar ali, ser montado, etc.? O motivo da exploração não a justifica.

Freio na boca do cavalo serve para quê? Explicações de Alexander Nevzorov

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.