Após ser encontrado em saco de lixo e resgatado em Nova Odessa (SP), cão morre nesta terça-feira; VÍDEO

Após ser encontrado em saco de lixo e resgatado em Nova Odessa (SP), cão morre nesta terça-feira; VÍDEO
Animal de Nova Odessa estava muito ferido — Foto: Divulgação/Controle de Zoonoses de Nova Odessa

Um cachorro resgatado na tarde de segunda-feira (7), no bairro Jardim Bela Vista em Nova Odessa (SP), morreu na manhã desta terça-feira (8) após ficar em observação em uma clínica de Americana (SP). O animal ainda era filhote e foi encontrado por uma moradora abandonado em um saco de lixo fechado (veja no vídeo abaixo).

VÍDEO: Cachorro encontrado preso em saco de ração morre após ser resgatado em Nova Odessa

Na tarde de segunda, a moradora estava na Rua Eduardo Leeking para deixar o lixo dela na lixeira comunitária do bairro quando notou um saco de ração laranja em movimento, que foi deixado próximo ao local.

Segundo o presidente da Associação Amigos dos Animais de Nova Odessa (AAANO), Thiago Rodrigues, um guarda de trânsito passava pelo local neste momento e ajudou a mulher a abrir o saco.

Dentro, eles encontraram o animal ainda vivo, ofegante e machucado. O pastor alemão, que tem cerca de oito meses, tinha hematomas na cabeça e na região da boca dele.

“Ele foi jogado e amarrado. Uma moradora viu o saco se mexendo, e um guarda de trânsito passou pelo local e ela pediu ajuda. Quando eles abriram, viram que era um animal vivo. Depois foi acionado o Controle de Zoonoses, e ele foi encaminhado para uma clínica parceira, ficando sob nossos cuidados. Infelizmente, veio a falecer”, afirma.

VÍDEO: Cachorro morre após ser encontrado preso em saco de ração no lixo em Nova Odessa

“Um caso com requintes de crueldade, onde o animal foi deixado aqui realmente às minguas, sem saber qual seria o destino dele. Por sorte uma pessoa acabou encontrando para resgatá-lo”, diz Thiago.

A veterinária responsável pelo atendimento do cachorro, Miriam Neves, conta que ele chegou na clínica em Americana bastante debilitado, assustado e agitado.

“Com sangramento intenso pelo nariz, pela boquinha. A gente não sabe ao certo dizer se é pelo esforço de ter ficado amarrado, preso. E apesar de tudo isso, assustado, ele ainda abanava o rabinho, ele tentava interagir com a gente, uma respiração muito ruim.”

Ela conta que foi feita uma série de exames para identificar o que aconteceu com o cachorro, mas de imediato, todos foram inconclusivos.

“A gente ainda está nessa dúvida, o que aconteceu com esse animal antes, o porquê colocaram ele lá. E foi feito de tudo, mas à noite ele começou a decair, pressão cair, já não estava tão responsivo com a gente. E acabou vindo a óbito”, relata a médica.

“Todos [aqui] muito chateados. A gente se envolve demais, principalmente quando a gente vê o quanto esse animal sofreu.”

Animal morreu nesta terça-feira em clínica de Americana — Foto: Divulgação/ Controle de Zoonoses de Nova Odessa
Animal morreu nesta terça-feira em clínica de Americana — Foto: Divulgação/ Controle de Zoonoses de Nova Odessa

Segundo Thiago, a associação está aguardando os resultados dos exames e laudos para fazer o boletim de ocorrência. A Zoonoses do município também investiga o caso. Até a última atualização desta reportagem, a causa da morte não foi divulgada e nenhum suspeito foi identificado.

“É muito importante denunciar qualquer tipo de caso de maus-tratos. E esse aqui especificamente a gente pede a sua ajuda. Se você reconhece esse animal e sabe a região ou a casa em que ele vivia, pode entrar em contato por meio das nossas redes sociais, com o pessoal do Cadeia para Maus-Tratos, ou com a Polícia Civil. Vou reforçar que essas denúncias são anônimas”, pede Thiago.

Maus-tratos aos animais é crime previsto em lei. De acordo com a Constituição Federal, quando o crime for contra cães e gatos, a pena é de dois a cinco anos de prisão e pode ser aumentada de um sexto a um terço, caso o animal morra.

Fonte: g1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.