Apresentadora do GNT ministra workshop vegano em Fortaleza, CE

Apresentadora do GNT ministra workshop vegano em Fortaleza, CE
Público pode conferir de perto receitas passadas na TV ( Foto: JL Roda )

Os adeptos da culinária vegana de Fortaleza receberam, neste sábado (3), um encontro com receitas e dicas sobre alimentação da apresentadora do canal GNT Alana Rox. Por meio do “workshop de receitas veganas, funcionais, naturais e sem glúten”, donas de casa, profissionais da gastronomia e pessoas de outros segmentos puderam aprender como levar uma vida mais saudável.  

Alana conta que a ideia de realizar eventos veganos se iniciou por meio do convite de amigos. “Eu divulgava no meu Instagram as receitas que fazia. As pessoas perguntavam como eu criava o pãozinho, o suco e tal. No primeiro momento, mais de 6 mil pessoas começaram a me acompanhar”, conta a escritora.

A apresentadora declara que a Região Nordeste possui uma culinária vasta e facilita a inserção do público nesse estilo de vida. “Aqui em Fortaleza, por exemplo, vocês podem comer castanha com mais facilidade. No sul e sudeste é mais difícil ter acesso a esse tipo de alimento. Sem falar na variedade de frutas e verduras”.

Workshop

Durante as aulas, ela explica para o público a eficiência, o valor energético e os benefícios dos itens de cada receita. “Eu tenho a preocupação de eu mesma escolher os alimentos nas cidades que eu visito. Sempre busco algo que possa aliar bom preço e sabor em cada receita. Assim todo mundo compra e faz”, explica.

A empresária Lorena Reis entrou recentemente no mundo dos veganos. Na avaliação dela, o lado emocional e o modo de contato com as pessoas foi o que mais mudou depois de aderir o novo estilo de vida. “Senti o interesse por comida vegana após descobrir o sofrimento dos animais, algo que passa pela comida. Quando troquei de alimentação percebi que me tornei uma pessoa menos agressiva e criei um lado emocional mais forte”.

O gastrônomo Jonatas Fonseca trabalha no setor hortaliças. Ele foi um dos convidados do evento e conta que se surpreendeu com a variedade de possibilidades da culinária vegana. “O mercado pede que a gente forneça novos tipos de alimentos e derivados. A minha intenção é aprender e levar receitar com os insumos utilizados no workshop”.

Jonata diz que ainda não segue tão arrisca o estilo vegano, mas que pretende mudar. “Como a Alana mesmo falou a comida vegana funciona como remédio. Vou começar a me alinhar para ter uma alimentação mais regrada. Todos que fizeram o curso buscaram isso”. O público de Fortaleza acompanhou o curso no espaço AYOZen Yoga & Spa, localizado no bairro Cocó.

Livro e TV 

Em seu programa “Diário de uma Vegana”, no canal GNT, Alana Rox desmistifica o lifestylevegano com receitas funcionais de refeições e cosméticos, provando que se pode viver sem derivados de animais com muita saúde, sem julgamentos ou radicalismo.

O programa é transmitido diariamente no GNT, sem horário fixo. Para 2017, a apresentadora conta que já prepara uma segunda temporada.

No início de outubro deste ano, a catarinense lançou seu primeiro livro. Nas primeiras semanas de venda, a publicação ficou entre os livros mais vendidos do País. Assim como o programa de TV, o livro chama-se “Diário de Uma Vegana” e traz receitas e dicas de beleza natural criadas pela autora.

De mesa em mesa, a apresentadora ensinou como usar alimentos simples em receitas caseiras
De mesa em mesa, a apresentadora ensinou como usar alimentos simples em receitas caseiras

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.