Aprovados dois anos de prisão por maus-tratos a animais e zoofilia no México

Aprovados dois anos de prisão por maus-tratos a animais e zoofilia no México

A Câmara dos Deputados aprovou até dois anos de prisão para quem cometer maus-tratos a animais ou atos de zoofilia no México.

Justiça! No dia 23, a Câmara dos Deputados aprovou reformas e acréscimos ao Código Penal Federal para punir com até dois anos de prisão e multa de 13.443 pesos para quem cometer maus-tratos a animais ou praticar zoofilia. Sim, este parecer foi aprovado com 444 votos a favor e um contra.

O que foi divulgado sobre esse parecer de maus-tratos a animais?

Este parecer de reformas e acréscimos ao Código Penal que considera dois anos de prisão e multas de mais de 13 mil pesos, também contempla as mesmas penalidades para a venda, distribuição, exibição ou divulgação de imagens, fotografias, vídeos ou qualquer outro meio em que sejam veiculados atos de maus-tratos a animais ou zoofilia.

Por outro lado, de acordo com o projeto de lei encaminhado ao Senado, serão aplicadas penas de três meses a dois anos de reclusão para quem causar sofrimento aos animais, desde lesões que os põem em perigo até lesões ou cicatrizes permanentes.

As únicas exceções são os casos em que a morte ou mutilação de animal vertebrado “seja resultado de atividades culturais ou qualquer outra lícita”, se trate de animal vertebrado que represente praga ou por causa justificada e aos cuidados de um especialista.

Da mesma forma, estão excluídos dessas sanções aqueles que marcam gado com o fim de distingui-los, bem como o abate de animais para consumo humano.

Lutas de cães com outros animais também serão sancionadas.

Também nesse dia, a Câmara dos Deputados aprovou reformas e aditamentos ao Código Penal Federal para atualizar a infração penal e as ações passíveis de sanção para a organização de rinhas de cachorros. Sim, agora as sanções valerão também para quem organizar rinhas de caninos contra outros animais, com seis a cinco anos de prisão, além de multa de 200 a 2000 mil pesos por dia.

Punições também serão aplicadas a quem transmitir essas rinhas de cães por qualquer meio eletrônico, o que permite que menores assistam a elas, e aos que também assistam como espectadores.

Tradução de Thaís Perin Gasparindo

Fonte: Diário de Chiapas

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.