Aquidauana (MS) recebe Castramóvel e unidade deve começar a funcionar em 2021

Aquidauana (MS) recebe Castramóvel e unidade deve começar a funcionar em 2021
Foto: Fernando Hassessian/Divulgação

A cidade de Aquidauana agora conta com uma unidade móvel de castração de cães e gatos, também conhecida como castramóvel. A unidade foi adquirida pela administração municipal com recurso de emenda parlamentar destinada pelo deputado estadual Marcio Fernandes (MDB) no valor de R$ 100 mil. 

Marcio Fernandes ressaltou que a questão do abandono dos animais é uma questão de saúde pública. “O animal que não tem castração tem uma reprodução rápida, ao ponto dos donos não conseguirem cuidar, e esses animais acabam indo para a rua. O animal na rua não tem controle sanitário e está mais suscetível a doença, existem mais de 1000 doenças, que são a Zoonoses, e por isso é um problema de saúde pública”, disse. 

O deputado elogiou o empenho do prefeito, Odilon Ribeiro (PSDB), e da vice-prefeita, Selma Suleiman (MDB), para adquirir a unidade móvel e beneficiar toda a população de Aquidauana. O chefe do Executivo lembrou das contribuições que Marcio Fernandes fez para a cidade. 

“O deputado Marcio foi o que deu os presentes mais valiosos para Aquidauana. Primeiro deu três ambulâncias, no momento que a gente tinha pouca unidade, em 2018, e agora recebemos esse Castramóvel. Aproveitando a oportunidade queria pedir mais três ambulâncias, com emendas de 2021”, pediu o prefeito Marcio Fernandes. 

A prefeita em exercício, Selma Suleiman, também agradeceu ao deputado Marcio Fernandes por sempre contribuir para o desenvolvimento da cidade e aproveitou para solicitar novos recursos, pedido que foi atendido pelo parlamentar. 

“Vou deixar o recurso garantido, no valor de R$ 200 mil. Estou deixando para vocês definirem se é van, ambulâncias, material para educação, vocês vão decidir junto com a população. Precisamos ter prioridade porque os recursos não são grandes. Já deixo garantido a nova emenda e vocês definem como aplicar”, disse. 

O presidente da Câmara Municipal de Aquidauana, Mauro Atlântico (MDB), lembrou a importância do trabalho conjunto entre os poderes. “Enfatizo o trabalho do deputado Marcio Fernandes, tem nos atendidos em diversas demandas. A causa animal tem tido uma crescente e precisa desta atenção. Aquidauana agradece muito, o prefeito Odilon sabe do socorro que tivemos quando chegaram às três ambulâncias e tínhamos apenas uma. Isso é fruto do trabalho do deputado Marcio Fernandes”, disse. 

De acordo com a secretária de Saúde, Claudia Franco, a unidade deve começar a todas pela cidade ainda no primeiro semestre de 2021. “Estamos viabilizando a documentação com o CRMV, comprando os insumos e treinando as equipes. E quando for começar chamaremos o deputado para a inauguração”, finalizou.

Fonte: O Pantaneiro 

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.