Arara-amarela fica presa em árvore de oito metros em Ituiutaba, MG; bombeiros são acionados

Arara-amarela fica presa em árvore de oito metros em Ituiutaba, MG; bombeiros são acionados
Arara-amarela foi resgatada por Corpo de Bombeiros em Ituiutaba — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Uma arara-canindé, popularmente conhecida como arara-amarela, teve que ser resgatada na madrugada desta segunda-feira (12) pelo Corpo de Bombeiros em Ituiutaba depois de ficar presa em uma árvore com cerca de oito metros de altura.

Segundo a corporação, após o chamado de moradores, os militares constataram que a ave estava presa pela asa em uma fenda de uma palmeira usada pelo animal para entrar no ninho.

O caso ocorreu na Rua Dezesseis, no Centro da cidade. Para resgatar a arara, os bombeiros utilizaram uma escada prolongável e materiais de captura específicos. A ave não se feriu e, assim que foi solta, imediatamente saltou para outra árvore.

Em casos como este, o Corpo de Bombeiros orienta que a população ligue para o canal de emergências 193 e não faça a captura do animal por conta própria.

Os militares ressaltaram também que o comércio ilegal deste tipo de animal silvestre configura crime ambiental, com detenção de seis meses a um ano e multa. A pena pode ser agravada caso a espécie esteja em extinção.

Segundo os bombeiros, palmeira onde animal ficou preso tem oito metros de altura — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.