Araraquara (SP) promove feirinha de adoção de animais com deficiência

Araraquara (SP) promove feirinha de adoção de animais com deficiência
Feirinha acontece neste sábado em Araraquara (Foto: Paulo Mantoanelli / Prefeitura de Araraquara)

Araraquara (SP) realiza neste sábado (18), das 9h30 às 13h30, uma Feirinha Especial de adoção de animais com deficiência. A ação será realizada no Centro de Adoção Permanente “Cão Gabriel”, localizado no Parque Infantil, na Avenida São Geraldo. O evento é gratuito.

A feira, feita por meio da Gerência de Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde, tem objetivo de buscar um lar para cães e gatos que foram resgatados e já estão castrados, além de promover a conscientização de que um animal com deficiência é um pet como todos os outros.

Animais da Feirinha de adoção em Araraquara (Foto: Paulo Mantoanelli / Prefeitura de Araraquara)

Apesar de suas limitações, eles possuem uma enorme capacidade de superação, são companheiros e carinhosos, mas acabam esperando até quatro vezes mais na fila de adoção.

A iniciativa também vai alertar para a guarda responsável, já que abandonar animal é crime de acordo com a lei federal 9605/98. Voluntários de associações divulgarão informações durante a ação, mostrando aos interessados que a adoção é um ato de responsabilidade.

Adoção

Para adotar, o interessado deve ser maior de 18 anos, passar por uma entrevista, apresentar CPF e RG e comprovante de endereço.

Os interessados em adotar gatos devem levar uma caixa para transporte do animal; já para adoção de cachorros devem levar coleira e guia.

Deficiências

São considerados animais com deficiência os que apresentam problemas motores, mentais, renais, idosos, amputados e cegos. O animal pode ter nascido com a deficiência ou ter desenvolvido ela por um problema de saúde ou por algum acidente.

A conscientização da adoção possibilita a felicidade de muitos cães e gatos que, com o suporte necessário, podem viver uma vida tranquila e cheia de amor. São muitos os animais que acabam abandonados por seus proprietários acreditarem que, devido às necessidades especiais, eles darão muito trabalho. Um pet com deficiência pode ter uma vida normal e, em muitos casos, não precisam sequer de acompanhamento médico devido à deficiência.

Animais estão castrados e prontos para adoção (Foto: Paulo Mantoanelli / Prefeitura de Araraquara)
Cães e gatos resgatados estão em busca de novo lar (Foto: Paulo Mantoanelli / Prefeitura de Araraquara)
Feira incentiva a adoção responsável de animais (Foto: Paulo Mantoanelli / Prefeitura de Araraquara)

Fonte: G1


Nota do Olhar Animal: Infelizmente o evento já ocorreu e só pudemos divulgar agora. Mas divulgamos mesmo assim como apoio à boa iniciativa da Gerência de Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde de Araraquara, SP. Infelizmente, nem a matéria nem o site da prefeitura (que fomos pesquisar) indica um modo de contato com a Gerência de Zoonoses.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.