Arca resgata cavalo abandonado em Camaquã, RS

Um cavalo com graves sinais de maus-tratos foi resgatado pela Associação Protetora aos Animais de Rua (Arca) de Camaquã nesse fim de semana.
Segundo informações da voluntária Ivana de Paula, o animal foi abandonado na Avenida Nestor de Moura Jardim na última sexta-feira (16). O equino estava atado em meio a uma zona de pântano, sem água nem alimento e visivelmente desnutrido. Ainda conforme Ivana, o equino teria sido retirado de dois rapazes que estariam maltratando ele e largado em um campo nas proximidades da antiga Guaíba Arroz. Mesmo sendo jovem, ele não apresentava condições de se locomover sozinho por conta de um ferimento na perna traseira esquerda.
A remoção do animal aconteceu durante o sábado (17), com o auxílio de outros voluntários da Arca. Ele foi colocado em uma cocheira junto aos outros cavalos assistidos pela ONG e recebeu água e comida. O equino permanecerá sob os cuidados da associação até se recuperar.
Nas redes sociais, Ivana agradeceu o apoio dos amigos de luta pela causa animal e se disse aliviada com mais um resgate. “Agradeço por ter a disponibilidade destes parceiros que enfrentam a semana toda e diariamente está luta desenfreada na causa animal. […] A noite chega e o coração acalma sabendo que esta noite ele (cavalo) tem uma cocheira, água e comida”, escreveu. Informações sobre o tutor do animal podem ser repassadas pelos contatos da Arca pelos telefones/WhatsApp (51) 98025-5559 ou (51) 99798-4643.
A lei de maus-tratos contra animais pune o infrator com multa e prevê pena que varia de dois a cinco de prisão. A comunidade pode realizar denúncias anônimas sobre esse tipo de crime pelo 197 da Polícia Civil ou 190 da Brigada Militar.
Por Matheus Garcia
Fonte: Blog do Juares