Área de descanso de elefante-marinho é isolada após pessoas incomodarem animal em SC; VÍDEO

Área de descanso de elefante-marinho é isolada após pessoas incomodarem animal em SC; VÍDEO
Elefante-marinho descansa protegido em praia de SC. Foto: Fabiano Silveira/NSC TV

Agentes da Guarda Ambiental de Balneário Camboriú, no Litoral Norte, decidiram isolar a área onde um elefante-marinho está descansando nesta terça-feira (20). Segundo o órgão, nos últimos dias a unidade tem recebido denúncias de pessoas que se aproximam do animal e o incomodam.

Em um vídeo que circula nas redes sociais, pelo menos três pessoas chegam perto do elefante-marinho e ele reage. Em determinado momento, ele até retorna para a água. (Veja vídeo abaixo).

VÍDEO: pessoas se aproximam de elefante-marinho e animal reage em praia de SC

“Ele não é um animal agressivo, mas se alguém tentar atacar, ele pode se defender. Importante manter uma distância segura desse animal marinho. Se tiver cachorro, recomenda-se deixar preso ou até mesmo evitar chegar perto desse animal”, informou o guarda municipal ambiental Samuel Luz de Azevedo Churkin.

Desde quinta-feira (15), o elefante-marinho está descansando na Praia das Conchas, na região central da cidade. A guarda isolou a área e tem deixado o portão que dá acesso ao local fechado.

Até as 17h50, a Polícia Civil não informou se uma investigação foi aberta para apurar a conduta das pessoas flagradas nas imagens.

VÍDEO: elefante-marinho tem área de descanso isolada por guardas em Balneário Camboriú

O animal, segundo a Unidade de Estabilização Animais Marinhos Universidade do Vale do Itajaí (Univali), tem cerca de 400 quilos e é jovem.

“Esse molestamento, esse assédio em cima do animal pode gerar um estresse muito grande e isso pode fazer com que a imunidade dele caia. O fato de não conseguir repousar o tempo suficiente pode fazer com que ele fique fraco e não consiga desenvolver as atividades de caça e de migração como deveria”, explica o coordenador Unidade de Estabilização Animais Marinhos da Univali, Jefferson Dick.

Jefferson explica que nessa época do ano, a espécie costuma vir da região da Antártida para o Brasil em busca de águas mais quentes. Como é uma viagem longa, eles chegam cansados e costumam descansar na costa.

Crime

Ao ver o vídeo, o comandante da Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina, Fernando Magoga, informou que atitude das pessoas nas imagens configura crime ambiental previsto no artigo 29 da Lei nº 9.605/1998, além de infração administrativa.

“Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, ativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente. Tem detenção prevista de 6 meses a 1 ano. No caso da infração, a multa é de R$ 500”, disse .

Por Carolina Fernandes e Patrícia Silveira, G1 SC e NSC TV

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.