Arrisca a vida para libertar crocodilo com pneu preso no pescoço há seis anos; FOTOS

Arrisca a vida para libertar crocodilo com pneu preso no pescoço há seis anos; FOTOS
O crocodilo tem mais de cinco metros de comprimento.

Depois de seis anos de tentativas falhadas, um crocodilo com 5,2 metros de comprimento viu-se finalmente livre de um pneu que tinha preso à volta do pescoço. O herói foi um vendedor de pássaros que decidiu meter mãos à obra — e arriscar a vida — para salvar o animal.

O episódio aconteceu na Indonésia. “Eu só queria ajudar”, disse o homem, de 34 anos, cujo único nome conhecido é Tili. “Odeio ver animais presos e em sofrimento”, acrescentou.

O crocodilo vivia com o pneu à volta do pescoço desde, pelo menos, 2016, ano em que foi visto pela primeira vez. Ativistas ambientais e o próprio Tili já tinham tentado auxiliar, mas sempre sem sucesso. De acordo com agência de notícias AFP, este homem usou isco e cordas de nylon, normalmente utilizadas para puxar barcos, e conseguiu capturar o animal. Contou, depois, com a ajuda de vários moradores da cidade de Palu, na ilha de Sulawesi, que o auxiliaram na tarefa de serrar o pneu e devolver o bicho ao rio.

Acredita-se que o pneu pode ter sido colocado no animal deliberadamente, numa tentativa fracassada de prendê-lo e conservá-lo como mascote.

Veja galeria:

Por Ana Araújo

Fonte: Pets in Town / mantida grafia lusitana original


Nota do Olhar Animal: Alguém que explora pássaros salvou um crocodilo. De um lado, essa verdadeira “esquizofrenia moral” mais uma vez se evidencia, de outro alguém que fez muito mais do muitos que se declaram “defensores dos animais”. Que um dia o salvador do crocodilo possa estender o seu respeito às aves que vende como objetos.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.