Crédito: Alexandre Miorim

Arroio do Meio (RS) lança programa de adoção

A administração municipal lançou ontem o projeto Adote Fácil. A iniciativa possibilita que interessados assumam a guarda de cães abandonados por meio do preenchimento de um termo de responsabilidade. O programa tem apoio da Associação de Proteção aos Animais Arroio-Meenses (Apaam).

Com uma estrutura montada para 32 cachorros, o único canil da cidade abriga hoje 80. Antes, o processo de adoção exigia a vistoria de agentes da vigilância sanitária para averiguar as condições do futuro lar dos animais. Conforme o Executivo, esse procedimento reduzia o interesse de possíveis adotantes. Desde o início do ano, apenas seis foram assumidos.

O lançamento reuniu representantes de movimentos em defesa dos direitos animais, grupos estudantis, entidades religiosas, agentes de saúde, voluntários do canil e demais interessados. A iniciativa foi apresentada pelo prefeito Klaus Schnack e a coordenadora do Departamento de Meio Ambiente, Rose Grassi.

O prefeito frisou que o objetivo da iniciativa é que os cães sem tutores tenham um lar e sejam bem cuidados. “Vamos dar um voto de confiança para as pessoas que querem se colocar à disposição de acolher os animais”, afirmou. Segundo ele, todos estão castrados e vacinados.

Projetado para abrigar 32 cães, único canil na cidade tem 80 animais - Crédito: Alexandre Miorim
Projetado para abrigar 32 cães, único canil na cidade tem 80 animais – Crédito: Alexandre Miorim

Fonte: A Hora

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.