As fotos de antes e depois deste cão resgatado, que várias vezes quase morreu por negligência, vão te surpreender

As fotos de antes e depois deste cão resgatado, que várias vezes quase morreu por negligência, vão te surpreender

A Trio Animal Foundation (TAF) salva e muda a vida de cães todos os dias. Como um dos inúmeros animais que passaram por transformações completas e surpreendentes graças à ajuda que receberam da equipe do TAF, Augustus é um exemplo perfeito de quão inacreditavelmente impactante é o trabalho da equipe. Quando ele veio para a fundação em 31 de julho de 2016, apenas a visão dele foi o suficiente para partir um coração. Agora, Augustus está irreconhecível, e está apenas curtindo sua última semana em Chicago (EUA) antes de se mudar para Nebraska com sua mãe e melhor amiga do mundo.

Dois anos atrás, Augustus foi encontrado vagando pelas ruas do lado sul de Chicago por um tipo de transeunte que felizmente contatou o oficial da polícia. A partir daí, o cão foi capturado pela TAF e em seguida recolhido por um dos resgatistas. Como a equipe escreve, foi preciso tudo para não explodir em lágrimas ao ver Augustus saindo do carro do resgatista e sendo carregado para a emergência veterinária. Estava insuportavelmente claro que o cachorro havia sofrido maus-tratos horríveis. Ele tinha grandes feridas profundas que sangravam, queimaduras químicas, um tiro na pata e, inimaginável, ferimentos ainda mais assustadores em todo o corpo. Gravemente desnutrido e sofrendo de atrofia muscular, Augustus pouco se parecia com um cachorro. Foi quase um milagre que ele ainda estivesse vivo.

Nas semanas que se seguiram, Augustus quase sucumbiu aos seus ferimentos várias vezes. Sua condição era tão séria que, todos os dias, a equipe avaliava a qualidade de sua vida e angustiava o próximo passo. Quando ele finalmente estabilizou, sua pele desenvolveu pústulas infectadas e ele teve que voltar para a emergência para ser cuidado por um especialista em dermatologia. Ele foi diagnosticado com várias infecções diferentes e recebeu antibióticos. Parecia que nada dava certo. Depois, assim que ele foi transferido de volta para seu veterinário original, Augustus desenvolveu um grave inchaço no pescoço e estava a caminho da emergência mais uma vez. Verificou-se que ele sofria de mucocele salivar, isto é, trauma de suas glândulas salivares, e foi submetido à cirurgia de emergência. No dia seguinte, ele desenvolveu uma reação, talvez ao anestésico, e teve que ficar no veterinário por dias.

Uma vez que ele estava de volta aos cuidados da TAF, Augustus começou a ganhar peso e estava se saindo melhor, mas sua doença de pele infelizmente retornou. Desde então, os surtos têm ocorrido ocasionalmente, mas a equipe pode lidar com isso.

Agora, Augustus continua a receber medicamentos diários,  probióticos, bem como uma dieta restrita especial e banhos medicinais bissemanais … mas ele é um cão completamente diferente!

Fotos: Trio Animal Foundation/Facebook

As tribulações físicas pelas quais Augusto teve que passar são verdadeiramente assombrosas, mas elas ainda não eram o único problema que esse maravilhoso cão teve que superar. No ano passado, a Diretora de Assistência Médica e Resgate da TAF, Bridgid, vinha trabalhando incessantemente com Augustus. Bridgid tem se dedicado a fazer tudo o que está ao seu alcance para ajudá-lo emocional e fisicamente, para que ele possa enfim confiar nas pessoas e aproveitar sua vida mais uma vez. Logo ficou claro que havia um laço especial entre os dois e, como a fundação enfatiza, no que diz respeito a Augustus, Bridgid “é o sol e a lua”. Por meio de um trabalho muito incansável, ela se tornou a única pessoa que ele realmente aprendeu a confiar e amar.

A transformação de Augustus foi nada menos que inacreditável. Quando este lindo cão estava pronto para um lar definitivo, ele rapidamente deixou óbvio que não queria largar Bridgid por ninguém, e decidiu-se que era ela quem lhe daria o seu lar eterno! “O vínculo entre Bridgid e Augustus é inegável, e quem somos nós para negar a ele a felicidade que lhe foi roubada … o coração quer o que o coração deseja”, escreve A TAF. “Augustus pode não ser capaz de mudar seu passado, mas ele certamente escolheu seu futuro … um futuro de felicidade, amor e uma mãe para chamar de sua.”

Em 22 de setembro de 2018, a TAF organizou um evento especial de angariação de fundos para apresentar e homenagear os cães de terapia da fundação, o Not All Superheroes Wear Capes (Nem Todos os Super Heróis Usam Capas), e Augustus, como o cão especial que ele é, foi o convidado de honra da noite.

Para saber mais sobre a Trio Animal Foundation e apoiar o seu trabalho, clique aqui.

Por  Aleksandra Pajda / Tradução de Maria Leticia Guerra Machado Coelho

Fonte: One Green Planet

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.