Assembleia Legislativa recebe entidades de proteção aos animais no ES

Assembleia Legislativa recebe entidades de proteção aos animais no ES

ES vitoria assembleia glauber 2

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Espírito Santo recebeu, nesta terça-feira (24), representantes da Associação dos Amigos dos Animais do Espírito Santo (Amaes) e da Ong Nação Vira-Lata, de Guaçuí, que apresentou projeto de Unidade Móvel de Esterilização e Educação em Saúde, que tem como objetivo castrar fêmeas e machos, felinos e caninos, de moradores que residem nas áreas urbana e rural dos municípios da Região do Caparaó. A reunião foi proposta pelo deputado estadual Glauber Coelho (PSB).

Durante a reunião, representantes das entidades demonstraram preocupação quanto a situação dos animais e crias indesejadas que são cotidianamente abandonadas em ruas, tornando-se um problema de saúde pública na região. Adriana Alcoforado, presidente da Ong Nação Vira-Lata, informou que o projeto apresentado tem a proposta de unir estado, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e municípios da região para fazer um programa de castração de cães e gatos. “O estado entraria com a unidade móvel mais equipamentos; a Ufes com os profissionais docentes, técnicos e graduados do curso de Medicina Veterinária e as prefeituras com os custos das cirurgias, seguindo critérios do projeto e da legislação vigente”,explicou.

A presidente do Conselho Municipal de Bem-Estar Animal do município de Guaçuí, Michele Mendonça, reforçou que a castração é a única solução ética e moral para resolver a questão da superpopulação de cães e gatos, que se trata de um problema mundial. “A castração é fundamental para impedir que milhões de seres inocentes nasçam para serem abandonados e maltratados. O que propomos aqui não é nada inviável ou impossível. Será um investimento que vai beneficiar onze municípios”, frisou.

A vereadora Sandra Machado (PPS) lembrou a luta da Ong na conscientização da população sobre o cuidado com os animais no município de Guaçuí. “Temos acompanhado e abraçado a causa, que não é só nossa, mas de toda a região. Agradecemos o interesse da comissão em divulgar e apoiar esta missão”.

O próximo passo, de acordo com deputado Glauber Coelho, é fazer ajustes no projeto para que este seja apresentado ao governo com o objetivo de ser incluído no orçamento do Estado. “Entendemos a urgência da pauta e vamos apresentá-la às secretarias de Estado, de forma a buscar parcerias para a implantação e manutenção do programa nos municípios, garantindo o bem-estar dos animais que merecem nossa atenção e respeito”.

Fonte: 90,5 FM / Assembléia Legislativa

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.