Assine a petição pedindo que a Avon pare de realizar testes em animais!

Assine a petição pedindo que a Avon pare de realizar testes em animais!
Foto: Molotok289 / Shutterstock

Dói quando alguém volta atrás em sua palavra e nós estamos ressentidos em dobro com a Avon neste momento. Essa empresa declarava orgulhosamente que nunca testava seus produtos em animais. Mas isso foi antes de a China abrir suas fronteiras para produtos estrangeiros, e antes que marcas do mundo todo, inclusive a Avon, ansiosamente, investissem para desempenhar seu novo negócio com seus produtos.

Eis o problema: a China tornou obrigatório que cada empresa de cosméticos no país realizasse testes em animais, mesmo que os ingredientes em sua fórmula fossem conhecidos como inofensivos aos seres humanos. Então, empresas como a Avon, Mary Kay e Estée Lauder recomeçaram com os testes sutilmente a fim de obter vantagens dessa fonte de lucro recém-descoberta.

Estamos ressentidos não só porque nos sentimos enganados ao pensar que essa empresa estava alinhada aos nossos valores, mas também porque entendemos a dor e o sofrimento que muitos animais devem estar suportando, simplesmente pelo lucro a ser obtido pela empresa.

Os coelhos, por exemplo, têm seus corpos totalmente aprisionados enquanto substâncias irritantes são aplicadas na pele e nos olhos. Cegueira, úlceras e sangramento são comuns. Cães, ratos, porquinhos-da-índia, camundongos e outros animais suportam formas similares de crueldade em nome da ciência para produtos de uso diário.

Mas essa ciência é útil quando existe uma enorme prova de que os resultados obtidos por esses testes não tem nada a ver com a saúde e segurança humana? “Se você se voluntariar para um teste clínico, há mais de 90 por cento de chance de a droga segura e eficaz em animais ofereça risco, ou seja, ineficaz em você.” relata a Dra. Aysha Akhtar M. D., M. P. H.

Como a National Anti-Vivisection Society (NAVS)  explica, pessoas, em geral, têm uma expectativa de vida mais longa do que a maioria das espécies não humanas, metabolizam substâncias de forma diferente e estão expostas a diferentes fatores ambientais em seus cursos de vida. Doenças desenvolvidas em pessoas diferem de formas significativas dos sintomas impostos artificialmente ou em animais que foram geneticamente manipulados.

Testes em animais não são somente cruéis – não fazem sentido, principalmente quando existem tecnologias alternativas e os métodos de testes em animais podem acabar agredindo os humanos, assim como os animais. Já é hora de marcas como a Avon se conscientizarem de que nós não vamos ficar de braços cruzados e permitir que eles explorem outras espécies, nem nossa própria saúde e segurança, simplesmente para que sua  empresa venha a lucrar um ou dois tostões.

Saiba como identificar se o produto é livre de crueldade e verifique o site Leaping Bunny, juntamente com esta lista, para saber quais marcas de produtos de beleza precisamos evitar para não mais subsidiarmos essa crueldade. Além disso, junte-se a nós apoiando organizações que trabalham duro para acabar com os testes em animais e tornar este mundo um lugar melhor para todas as espécies.

E, finalmente, assine esta petição agora para fazer com que a Avon deixe de realizar esses testes, mesmo que precise renunciar ao mercado chinês.

Por Kim Smith / Tradução de Elisângela Gomes da Silva

Fonte: One Green Planet

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.