Associação Animais de Rua espera esterilizar os gatos errantes da ilha das Flores, nos Açores

Associação Animais de Rua espera esterilizar os gatos errantes da ilha das Flores, nos Açores
Shutterstock

“Em maio de 2024 estamos de volta à ilha das Flores com o objetivo de conseguir os 100% de esterilizações, controlando assim o número de nascimentos de gatos errantes naquela ilha”, adiantou a diretora executiva da associação, Sofia Róis, citada em comunicado de imprensa.

Com presença regular na ilha de São Miguel há 10 anos, a Animais de Rua esteriliza animais abandonados para que não se reproduzam, trata-os quando estão doentes e alimenta-os.

Em 2023, a associação deslocou-se pela primeira vez à ilha das Flores, a mais ocidental dos Açores, em duas campanhas de intervenção, que ocorreram a pedido dos municípios da ilha.

Nas duas campanhas, que decorreram em maio e setembro de 2023, foram capturados, esterilizados e devolvidos ao seu meio 783 animais, o que a associação estima que seja “cerca de 75% da população de gatos errantes da ilha”.

“A implementação destes programas de esterilização é essencial para o controle da natalidade das populações de animais errantes, principalmente em ecossistemas insulares, onde com poucas intervenções, com megacampanhas e equipas multidisciplinares se conseguem resultados excecionais”, salientou Sofia Róis.

“Este exemplo na ilha das Flores pode facilmente ser replicado nas restantes ilhas do arquipélago onde não existem ainda campanhas de esterilização em massa, que possam reduzir drasticamente todos os problemas associados ao descontrole populacional dos gatos errantes”, acrescentou.

As duas campanhas “foram realizadas por uma pequena equipa de 10 elementos entre membros da Animais de Rua e elementos dos Veterinários sem Fronteiras”, que, segundo a diretora executiva da associação, “num curto espaço de tempo conseguiram resultados extraordinários”.

Foram ainda ministradas formações aos funcionários dos departamentos de bem-estar dos municípios das Lajes e de Santa Cruz das Flores sobre boas práticas em matéria de bem-estar animal.

A associação Animais de Rua esteriliza, alimenta e trata milhares de animais, contando com seis núcleos de atuação em todo o país, incluindo um na ilha de São Miguel, nos Açores.

Fonte: Notícias ao Minuto / mantida a grafia lusitana original

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.