Associação de criadores diz que cão salsicha pode ser banido na Alemanha se projeto for aprovado; entenda

Associação de criadores diz que cão salsicha pode ser banido na Alemanha se projeto for aprovado; entenda
Associação de criadores diz que raça Daschund pode desaparecer da Alemanha se projeto de lei for aprovado — Foto: Reprodução

Cachorros da raça daschund, conhecidos como “cães salsicha”, podem desaparecer da Alemanha se um projeto de lei protocolado em fevereiro deste ano for aprovado, segundo a principal associação de criadores de cachorros do país. O projeto, protocolado em fevereiro, faz parte de uma reforma da legislação alemã de proteção animal, segundo o jornal britânico The Telegraph.

Segundo o Ministério da Agricultura alemão, a nova lei visa combater práticas cruéis na criação de animais, como relativas às “características reprodutivas que infligem ‘dor, sofrimento e danos’ às gerações futuras”.

“O projeto lista várias características de doenças que podem levar à proibição da criação de cães saudáveis. Infelizmente, muitas das características mencionadas são vagas e ambíguas. Isto deixa muito espaço para interpretação, o que acarreta o risco de interpretações incorretas ou exageradas”, diz a VDH em uma nota divulgada em seu site oficial.

Ainda segundo a organização, a nova legislação pode provocar “grande incerteza jurídica” entre autoridades, criadores, veterinários e donos de cães. A VDH anunciou uma petição online contra a lei, que já conta com mais de 12 mil assinaturas.

“As características ‘anomalias do sistema esquelético’ listadas na lei poderiam ser interpretadas como uma proibição da reprodução de qualquer desvio significativo de tamanho (…) Este termo pode, por exemplo, ser atribuído ao comprimento das pernas de dachshund e outras raças de cães pequenos”, diz a associação, que cita ainda beagle, terrier e schnauzer como outras raças ameaçadas pela lei.

Fonte: O Globo

Você faz questão de um cão de raça? Pense duas vezes…

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.