Associação resgata e cuida de animais abandonados em Santarém, PA

Associação resgata e cuida de animais abandonados em Santarém, PA

Associação “Filhos de Pêlo” atua há um ano na cidade. Objetivo é garantir os direitos de cães e gatos em situação de risco.

PA Santarem resgata animais

Retirar animais em situação de risco das ruas, ajudar a encontrar cães desaparecidos e contribuir para tornar a vida de um animal ou de toda uma família mais feliz. Essas são apenas algumas das atribuições da Associação Filhos de Pêlo, que atua há um ano em Santarém, no oeste do Pará.

Entre tantas funções, a Associação luta principalmente pelo bem estar e saúde de cães e gatos em situação de risco. Quando encontrados, eles ganham cuidado, comida e carinho especial. O principal foco é retirá-los das ruas, cuidar e castrar. Para isso, os animais são levados a uma clínica veterinária, onde passam por exames e depois são doados.

A médica veterinária Débora Marcelino conta que a iniciativa é para tentar diminuir o grande número de animais abandonados nas ruas de Santarém. “Os animais vem adoecendo e a população acaba abandonando nas ruas. Então nós orientamos a não cometer esse ato, porque esses animais, uma vez doentes, podem transmitir zoonoses, que são doenças que podem ser transmitidas aos seres humanos, como a leishmaniose”.

A equipe da TV Tapajós acompanhou o resgate de um cão, chamado “Campeão”. O cachorrinho estava na rua desde quando a família passou a morar em outra cidade. “Já conseguimos dois lares para o Campeão, mas ele sempre retorna para esperar pela família. Nós damos banho nele, alimentos todos os dias e estamos tratando de uma inflamação em um dos olhos”, explica a professora e voluntária Neyla Braga.

Fonte: G1 / TV Tapajós

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.