Astronautas da NASA em missão em Marte comerão menu 100% vegano

Astronautas da NASA em missão em Marte comerão menu 100% vegano

Por Timon Singh / Tradução Alice Wehrle Gomide

Nasa marte vegano1

Conforme a NASA se prepara para suas propostas missões com astronautas para Marte em 2030, o projeto Tecnologia Avançada da Alimentação (AFT) está garantindo que a tripulação tenha uma dieta completamente vegana de frutas e vegetais frescos e até plantas vivas. Nós estamos familiarizados faz tempo sobre a tradicional quantidade de refeições líquidas e as comidas secas dos astronautas – ah, e suco em pó – mas ao considerar os planos de enviar astronautas para mais longe e além do alcance das embarcações de abastecimento, o AFT pensou que deveria criar refeições no espaço mais saudáveis e métodos para produzir alimentos em gravidade zero.

Filmes e series de ficção científica como Sunshine e Star Trek há tempos mostraram a necessidade de maciças baías hidropônicas nas naves espaciais para conseguir obter uma fonte de comida completamente sustentável para a tripulação. Em missões anteriores, a falta de gravidade fez com que fosse difícil preparar alimentos com gosto e cheiro, mas a NASA está garantindo que para as missões para Marte, os astronautas possam picar vegetais, cozinhar e ter plantas em uma solução hidropônica.

Por enquanto o projeto AFT da NASA já desenvolveu mais de 100 receitas veganas para a futura tripulação de seis a oito homens. Por que vegano? Bem, simplesmente porque não é viável preservar carne e produtos laticínios para o tempo dessa viagem. E mais, é muito mais fácil plantar frutas e vegetais do que armazenar gado!

A cientista pesquisadora sênior Maya Cooper disse: “Marte é diferente somente pelo fato de ser muito longe. Nós não temos a opção de mandar uma embarcação a cada seis meses e mandar mais comida como fazemos para a Estação Espacial Internacional”.

Nasa marte vegano2

Nasa marte vegano3

Nasa marte vegano4

Fonte: Inhabitat / One Green Planet 

Nota do Olhar Animal: – “Huston, temos um problema…. Cadê a proteína?” Certamente os astronautas não enviarão esta mensagem ao chegarem em Marte 🙂 A notícia original sobre a alimentação deles é antiga e a motivação para a adoção do cardápio vegano passa longe da preocupação com a exploração dos animais, com a ética. Mas como são recorrentes as postagens que ainda colocam em dúvida a suficiência nutricional da alimentação vegana, aí está mais uma evidência do quanto é sabido o fato de que produtos de origem animal não são necessários para os humanos.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.