‘Atitude desumana’, diz tutora de cachorro que foi agredido com facão na zona rural de Paraguaçu, MG

‘Atitude desumana’, diz tutora de cachorro que foi agredido com facão na zona rural de Paraguaçu, MG
'Atitude desumana', diz tutora de cachorro que foi agredido com facão na zona rural de Paraguaçu, MG — Foto: Arquivo pessoal

Um cachorro foi agredido com um facão pelo vizinho dos tutores na zona rural de Paraguaçu (MG) no último fim de semana. Conforme relatos da tutora do animal, o rapaz era amigo da família. A família registrou o boletim de ocorrência na última quarta-feira (12) e aguarda que o caso seja investigado. O suspeito está solto. A Polícia Civil informou que um inquérito foi aberto.

Em entrevista por telefone ao g1, a tutora do animal, Mariana Batista Couto Cardoso Castilho, relatou que o crime aconteceu no último domingo (9), por volta de 18h30.

“Meu marido e sogro estavam na estrada. O rapaz passou de moto com o cachorro dele perto, o Bradoke se aproximou, mas não latiu, não rosnou. Ele simplesmente pegou um facão e agrediu o cãozinho”, explicou.

'Atitude desumana', diz dona de cachorro que foi agredido com facão na zona rural de Paraguaçu, MG — Foto: Arquivo pessoal
‘Atitude desumana’, diz dona de cachorro que foi agredido com facão na zona rural de Paraguaçu, MG — Foto: Arquivo pessoal

A dona do animal relatou ainda que ele não aparentava estar sob efeito de álcool ou drogas. Logo após o ocorrido, a família levou o animal ao veterinário. Os custos com os medicamentos ficaram cerca de R$ 750.

De acordo com o laudo veterinário, o animal teve uma lesão de cerca de 10 cm próximo ao focinho e perdeu muito sangue. Segundo a Polícia Militar, o boletim de ocorrência foi encaminhado para a Polícia Civil e a família ainda vai prestar depoimento.

“Eu fiquei em prantos, sou muito apegada a ele. Estou grávida, fiquei tão nervosa que fui parar no hospital. Logo nós levamos a receita para o rapaz. Ele apenas riu da situação e ignorou o pedido”, contou Mariana.

A tutora fez diversas postagens nas redes sociais pedindo ajuda dos amigos e familiares.

“Não temos o valor para arcar com todos os gastos. Os policiais nos orientaram que procurássemos um advogado para contestar sobre as despesas. Mas infelizmente não temos condições financeiras. Ficamos muito tristes, o Bradoke é muito tranquilo e dócil. Nós ganhamos ele de um policial que estava com dois cãezinhos e por ele ser muito manso, doou pra gente”, contou.

Nova lei prevê prisão por maus-tratos a animais

Em setembro de 2020, o presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que estabelece pena de reclusão para quem praticar atos de abuso, maus-tratos ou violência contra cães e gatos. O texto também prevê multa e proibição da guarda para quem praticar os atos contra esses animais.

De acordo com a lei, a pena para quem pratica abuso, fere ou mutila animais domésticos é de dois a cinco anos, podendo aumentar nos casos de morte do animal.

Casos na região

Depois que a nova lei entrou em vigor no Brasil em 2020, alguns casos de maus-tratos a animais com prisão já foram registrados no Sul de Minas. Em fevereiro do ano passado, em Careaçu (MG), um homem de 58 anos foi preso por suspeita de maus-tratos. Os policiais encontraram 10 gatos em um ambiente sujo e insalubre e um animal em decomposição. Conforme a Polícia Civil, o suspeito alegou falta de tempo para cuidar dos animais.

Ainda em fevereiro do ano passado, mas em Pouso Alegre (MG), um homem foi preso após espancar e matar uma cadela dentro de um condomínio. Segundo as testemunhas, a cachorrinha apresentava sangramentos pela boca, focinho, ouvido, defecava e já estava desfalecida.

A cachorrinha, que tinha sete meses, não resistiu aos ferimentos e morreu. Ainda conforme os vizinhos, o autor das agressões aparentava ter feito uso de bebidas alcoólicas ou drogas.

Por Bruna Mangiapelo (sob a supervisão de Lucas Soares)

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.