Ativista animal em Wuhan, na China, feliz por estar de volta aos resgates de rotina

Ativista animal em Wuhan, na China, feliz por estar de volta aos resgates de rotina
A vida do amante dos animais Du Fan voltou ao normal, depois do lockdown. Reuters/Martin Pollard

No aniversário do primeiro “lockdown” de coronavírus do mundo, na cidade chinesa de Wuhan, a vida do amante dos animais Du Fan voltou ao normal.

Isso significa que Du e sua organização, a Associação de Proteção de Pequenos Animais de Wuhan, podem concentrar sua energia em resgatar, cuidar e encontrar lares para cães e gatos abandonados.

Doze meses atrás, no entanto, Du, 38, e seu grupo se depararam com um problema totalmente novo – salvar animais de estimação que tinham casas, mas cujos tutores não foram capazes de fornecer as necessidades diárias quando a cidade onde o coronavírus surgiu foi fechada.

Então, eles começaram um projeto que acabou salvando mais de 10.000 animais de estimação em mais de 5.000 famílias, disse Du.

Entrar em complexos residenciais às vezes exigia o dom da palavra ou autorizações especiais. E para entrar em apartamentos, a equipe de Du contratava serralheiros, com o consentimento do proprietário, para abrir as portas.

Noventa e cinco por cento dos animais de estimação que ficaram sozinhos em casa eram gatos.

“Não havia nada para comer,” Du disse.

“A caixa de areia estava cheia. Então o gato não tinha lugar para fazer cocô. Mas quando você terminasse todo o seu trabalho e quando esse cão ou gato fosse salvo da morte por causa do seu esforço, você se sentiria muito realizado no seu coração ”, acrescentou.

Du disse que o trabalho dele e da equipe beneficiou toda a comunidade, não apenas os tutores dos animais de estimação e seus animais.

“Ao ajudar o dono do animal, também ajudamos todo o complexo mantendo sua higiene”, disse Du.

O projeto foi interrompido após duas semanas, quando um bloqueio ainda mais rígido foi aplicado. Mas Du disse que muitos animais de estimação conseguiram passar pelos dois meses restantes de confinamento graças à sua equipe colocando grandes quantidades de comida e água, que podem durar semanas, e pedindo aos tutores que encontrem uma maneira de voltar para Wuhan, o que muitos acabaram fazendo.

Du percebeu que, desde a pandemia, a consciência e a compreensão sobre os animais em algumas áreas melhoraram, como no que diz respeito à alimentação de animais selvagens, gatos e cães.

É uma tradição comer essa carne em muitas partes da China, mas após a pandemia, o comércio de animais selvagens foi proibido.

Du, que trabalha na área há mais de uma década, espera que a experiência do bloqueio tenha tornado as pessoas mais conscientes dos cuidados que seus animais de estimação precisam.

“Tenho dito aos meus amigos que não importa o que aconteça conosco, não devemos deixar nossos animais de estimação sozinhos em casa por muito tempo, seja um gato ou um cachorro”, disse Du.(com agência Reuters)

Fonte: Jornal do Brasil

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.