Ativistas fazem novo protesto contra experiência com animais

Ativistas fazem novo protesto contra experiência com animais

Alvo agora é o laboratório Tecam, que fica em um bairro de São Roque. Animais seriam usados para testes na fabricação de cosméticos.

Por Jéssica Pimentel e Pedro Craveiro

Um grupo de  ativistas se mobiliza para uma manifestação em São Roque (SP), 59 km de São Paulo, em protesto contra os testes  farmacêuticos que estariam sendo realizados em uma unidade do laboratório Tecam, que funciona na cidade. O movimento chamado de “Comboio Pela Vida”, foi organizado por meio da redes sociais. 

A maioria dos manifestantes saiu da capital paulista. Um comboio saiu do Masp, em São Paulo, por volta das 10h com destino a São Roque e se juntou a outros ativistas que vieram de outras regiões do Brasil. A assessora parlamentar Kátia Dietrich, que já participou do resgate de mais de 500 cachorros, veio de Curitiba (PR) com o marido para participar do ato. “Estamos lutando pela causa de não usarem animais como cobaias. Eles precisam de amor, casa e comida”, afirma.

O deputado federal Ricardo Izar (PSD) também participa do ato. “Queremos tornar pública a luta em favor dos animais”, ressalta.

Os manifestantes estão concentrados na Praça da República, em São Roque. De lá, juntos, eles devem seguir para o laboratório Tecam, que fica na estrada do Carmo, bairro Sorocamirim. 

Caso Royal

Essa não é a primeira vez que São Roque é alvo de manifestações a favor dos animais. No dia 18 de outubro de 2013, 178 beagles, sete coelhos e mais de 200 camundongos foram levados durante uma invasão ao Instituto Royal.

O laboratório era acusado de maltratar animais durante experimentos de produtos farmacêuticos. Além de levar os cachorros, os manifestantes também destruíram arquivos de pesquisas que estavam sendo realizadas.

Em novembro do mesmo ano, o instituto fechou, segundo nota oficial, por ‘perdas irreparáveis’.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.