Ativistas pedem libertação de ursa acusada de matar homem na Itália

Ativistas pedem libertação de ursa acusada de matar homem na Itália
Ursa presa na Italía. Foto: Getty Images

Ativistas pelos direitos dos animais estão pedindo a libertação imediata de uma ursa capturada sob suspeita de matar um homem no norte da Itália, alegando que testes mostraram que o urso responsável pelo ataque era um macho.

A ursa de 17 anos, identificada como JJ4, é suspeita de matar Andrea Papi, homem que foi atacado e morto por um urso enquanto corria por uma trilha na montanha perto de sua casa, na região de Trentino, no dia 5 de abril. O animal era considerado “problemático”, já tendo sido responsabilizado por outro ataque em 2020, e foi levado para um recinto de animais enquanto um tribunal decide seu destino.

O presidente da província de Trentino, Maurizio Fugatti, quer que a ursa seja abatida, enquanto ativistas pedem a sua libertação. O caso vem gerando polêmica e dividindo opiniões na Itália.

Agora, entretanto, uma associação de defesa dos animais chamada Leal disse ter apresentado ao tribunal que cuida do caso provas que inocentariam a ursa JJ4, informa o The Guardian. Testes de DNA mostrariam que, pelas marcas de dentes encontradas no corpo de Papi, é possível dizer que o urso que o atacou era um macho.

Segundo a associação, quando se trata de medicina veterinária os dentes dos animais “têm o mesmo valor que as impressões digitais humanas” e, por isso, seria possível afirmar com precisão que as mordidas no homem não eram de JJ4. Além disso, afirmam, os relatórios mostram que o ataque foi “uma tentativa do urso de distanciar e dissuadir a vítima” e não “um ataque deliberado ou predatório”.

Junto com a liberação imediata de JJ4, a Leal está exigindo a demissão imediata de Fugatti. O político disse que teria mandado balear o urso se sua ordem de matá-lo não fosse suspensa pelo tribunal. “JJ4 será morto quando o tribunal permitir”, disse ele na semana passada.

Ursos no norte da Itália

A região montanhosa do norte da Itália tem ursos que convivem relativamente próximos das vilas com povoação humana. JJ4, acusada pela morte de Andrea Papi, nasceu em Trento de forma assistida, por meio de um projeto para reverter a diminuição da população de ursos pardos da região. Seus progenitores foram trazidos para a Itália no início dos anos 2000, da Eslovênia.

Existem agora cerca de 100 ursos na área de Trento, e encontros próximos com humanos estão se tornando mais frequentes. Um homem foi atacado por outro urso, chamado MJ5, na mesma província em março. A própria JJ4 já havia atacado dois caminhantes em 2020.

Por Rafael Faustino

Fonte: Um só Planeta

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.