Ativistas resgatam animais que sofreram queimaduras no festival Deepavali, na Índia

Ativistas resgatam animais que sofreram queimaduras no festival Deepavali, na Índia
Um cão que foi ferido por um fogo de artifício sendo tratado por um veterinário da SPCA em Chennai. (Foto: R. Ravindran)

Para vários ativistas dos direitos animais, o Deepavali foi um dia corrido com muitos deles indo ao resgate dos animais que foram feridos ou afetados pela queima de fogos de artifício ao redor da cidade.

Nishanth Ravi, um ativista, recebeu um pedido de resgate do bairro Kodambakkam, cidade de Chennai, na manhã do dia 28 de outubro sobre um cão que tinha sofrido queimaduras. Entretanto, quando ele chegou ao local, o cão já havia morrido.

“Foi profundamente triste ver o cão com queimaduras”, disse Nishanth, que juntamente de sua equipe resgatou 10 cães, gatos e pássaros, enquanto o resto da cidade estava ocupado celebrando.

“O cenário é muito melhor agora; foi pior nos últimos anos”, disse Dawn Williams do Blue Cross, que resgatou das ruas 30 animais, incluindo um macaco e pássaros.

“Um macaco subiu em um transformador no bairro Sowcarpet durante as celebrações e sofreu queimaduras em suas pernas. Ele está atualmente em tratamento”, Williams disse.

A organização Blue Cross também resgatou um pequeno cormorão de uma árvore e um cão de rua que tinha entrado em uma casa em Kolathur.

“Nós encontramos o cão escondido embaixo de uma cama. Quando o tumulto acabar, os cães serão deixados novamente em seus lugares”, ele disse.

Veterinários em patrulha

Veterinários e voluntários da Sociedade para a Prevenção da Crueldade aos Animais (SPCA) também estavam patrulhando a cidade. Eles resgataram 19 animais e aves.

“Nós recebemos a maioria das ligações do norte de Chennai, de áreas como Thiruvottiyur, Perambur e Ambedkar Nagar”, disse R. Sokkalingam, um veterinário da SPCA.

Um dos cães que eles resgataram tinha uma pata queimada.

“A queimadura é severa, mas estamos cuidando disso. Nós fizemos uma patrulha similar no dia 29 e resgatamos mais 13”, ele disse.

“O Deepavali é um festival de luz e felicidade e não para poluir ou assustar outros seres vivos. É importante que a gente desenvolva compaixão para com eles”, disse Williams.

Voluntários da Blue Cross e do SPCA resgataram vários cães, gatos, macacos e aves.

Tradução de Alice Wehrle Gomide

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.