Ativistas resgatam cordeiros que seriam abatidos em propriedade do rei Charles III; vídeo

Ativistas resgatam cordeiros que seriam abatidos em propriedade do rei Charles III; vídeo
Ativistas roubam cordeiros de propriedade do rei Charles III. Foto: Reprodução

Ativistas do grupo Animal Rising “sequestraram” três cordeiros de uma propriedade do rei Charles III em Sandringham, no nordeste da Inglaterra, para protestar contra a criação de animais para alimentação.

As imagens publicadas hoje no Twitter pelo grupo de direitos dos animais mostram três mulheres roubando três cordeiros de um campo para dar a eles “uma vida em liberdade”, como explica uma delas, que diz estar na propriedade de Sandringham.

— Caso contrário, teriam sido levados em breve para o matadouro, e as pessoas os teriam comido —, acrescentou a ativista.

Em um comunicado, Animal Rising afirmou que esta operação de “resgate” ocorreu na noite de quarta-feira “por volta das 20h” (16h em Brasília) e que as três ativistas se entregaram posteriormente à polícia.

A polícia local confirmou que as três compareceram “de forma voluntária” a uma delegacia e foram detidas “por suspeita de roubo”.

Esta ação marca o início de uma série de operações de “resgate” de animais que a Animal Rising pretende realizar durante o verão para conscientizar os britânicos sobre a necessidade de mudar a forma como comem, disse o grupo.

A propriedade de Sandringham, que abrange vários milhares de acres de bosque, cultivos e jardins, pertence à família real britânica há cinco gerações. Charles III herdou-a com a morte de sua mãe, a rainha Elizabeth II, em setembro passado.

Nesta quinta-feira, outros três ativistas do grupo ambientalista Just Stop Oil foram detidos em Londres após jogarem tinta laranja em uma peça na exposição de flores de Chelsea, disse o grupo, que luta pelo fim da exploração de hidrocarbonetos.

A Just Stop Oil vem fazendo ações de choque há meses, a ponto de o governo conservador britânico aprovar uma lei para fortalecer os poderes da polícia para combater essas operações. Vários de seus ativistas foram detidos em paralelo à coroação de Charles III, em 6 de maio, em Londres.

Fonte: O Globo

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.