Audiência gera documentos em prol de políticas para animais na região do Vale do Paraíba, SP

Audiência gera documentos em prol de políticas para animais na região do Vale do Paraíba, SP
Audiência teve iniciativa do vereador Douglas Carbonne (ao centro na imagem) (Foto: Divulgação/ CMT )

Os 39 municípios que compõem a Região Metropolitana do Vale do Paraíba deverão receber um documento, fruto de audiência pública realizada na Câmara de Taubaté dia 19, pela inclusão de políticas públicas voltadas à saúde e bem-estar animal nas suas dotações orçamentárias.

A audiência teve iniciativa de Douglas Carbonne (PCdoB), que presidiu os trabalhos, e destacou iniciativas como o Centro de Referência e Proteção dos Animais de Ilhabela e o Centro de Esterilização Animal de Lorena. De Taubaté, destacou a criação do Conselho e Fundo de Proteção dos Animais, a lei do animal comunitário, a proibição das carroças, que vai vigorar a partir de janeiro de 2018, e o projeto que proíbe fogos de artifício barulhentos, em aguardo da sanção do Executivo.

O documento que será encaminhado aos municípios elenca itens que devem ser promovidos: campanhas de castração, programas de incentivo à adoção responsável, ferramentas de fiscalização e atendimento de denúncias de maus tratos, investimentos na construção de um Centro de Referência Animal, elaboração de leis que criminalizem a prática de abandono, e instituição, nas escolas, da educação ao direito dos animais.

A juíza da Vara de Execuções Criminais, Sueli Zeraik, divulgou projeto pela construção de pequenos centros de controle de zoonoses para acolher animais abandonados, que teriam presidiários como funcionários. “O projeto é bom para o administrador, porque tem custo reduzido e aprovação popular, bom para administração prisional, porque vai empregar o preso e possibilitar a remissão, e bom para o preso, pelo auxílio da reintegração social.”

A vereadora de Ilhabela, Salete Salvanimais (PSB), junto com a veterinária Olga Loureiro, falou sobre o Centro de Referência e Proteção dos Animais do município, que começou a ser organizado em 2009, dentro do programa municipal de respeito ao animal, e que foi inaugurado em 2015 numa área nobre, dentro dos padrões do Conselho de Medicina Veterinária e da Vigilância Sanitária. Em uma população de 12 mil cães e gatos do município, entre 2009 e 2015, mais de 6 mil castrações e 1.500 adoções foram registradas.

O veterinário oncologista Lucas Rodrigues, de Taubaté, defendeu que a questão dos animais é problema de toda a sociedade e manifestou apoio ao projeto da juíza pela ressocialização dos presos com envolvimento com animais. Afirmou que é preciso unir forças e relatou problemas por que passam as pessoas que tentam ajudar na causa animal, como seu caso: ele guardou dois dias na semana para atendimento gratuito no CCZ, mas foi impedido por questões burocráticas, de desenvolver o trabalho.

Funcionária da Secretaria de Meio Ambiente de Queluz, Carla Janaína Cendretti citou a limitação financeira para implantação do Centro de Referência Animal, mas afirmou haver apoio do chefe do Executivo, até mesmo na busca de parcerias para viabilizar o projeto. Considerou que as ideias debatidas na audiência serão importantes para fortalecer o trabalho na sua cidade.

A audiência contou com participação dos vereadores de Taubaté, Diego Fonseca (PSDB) e Vivi da Rádio (PSC), e de parlamentares de Campos do Jordão, Jacareí, Paraibuna, Redenção da Serra, Queluz, Tremembé, Pindamonhangaba, além de manifestações de protetores de animais.

Fonte: Guia Taubaté 

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *