SP bauru Calf Roping Rodeo thumb

Audiência pública discutirá realização de rodeios em Bauru, SP

Rodeio é apenas uma das muitas “farras” organizadas por pessoas que vitimizam os animais, desrespeitando seus direitos à vida e à liberdade.

SP bauru Calf Roping Rodeo

A realização de rodeios em Bauru (SP) será tema de uma audiência pública no dia 29 de maio, quinta-feira, às 18h. O evento será realizado na Câmara Municipal, localizada na Praça D. Pedro II, 1-50, no centro da cidade. A audiência foi solicitada pelo vereador Roque José Ferreira (PT), atendendo a pedidos de ativistas do coletivo “Bauru Sem Rodeio”, das ONGs “SOS Gatinhos” e “Naturae Vitae”, e do “Fórum Empresarial de Responsabilidade Social e Sustentabilidade”.

O fim da realização de rodeios em Bauru é uma antiga reivindicação de ONGs e ativistas independentes da cidade. Os rodeios chegaram a ser proibidos no município entre os anos de 2005 e 2008 por uma liminar (ordem judicial provisória) concedida pelo juiz Mauro Ruiz Daró. Mas voltaram a ser realizados em 2009, depois que o Tribunal de Justiça (TJ) do Estado de São Paulo, a pedidos da Associação Rural do Centro Oeste (Arco), liberou as montarias. Desde então são realizados todos os anos dois grandes eventos com rodeios na cidade: a Festa de Peão do Mary Dota e a Grand Expo Bauru.

Para abolir de vez a realização de rodeios em uma cidade é preciso mudar a legislação municipal. E é sobre isso que deve tratar a audiência pública do dia 29, intitulada “Rodeio – A exploração econômica da dor”.

O desafio é grande, e nada acontecerá sem o envolvimento e apoio das entidades protetoras dos animais e da sociedade civil em geral, que fez a diferença nas cidades que conseguiram acabar com o rodeio em suas mediações.

Fonte: Camaleão

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.