Autoridades confiscam 120 esporas de rinha de galos enviadas para Illinois, nos EUA

Autoridades confiscam 120 esporas de rinha de galos enviadas para Illinois, nos EUA
Esporas de metal afiadas tornam as lutas mais perigosas para as aves. Foto: Serviço de Alfândega e Proteção de Fronteiras

Funcionários da alfândega interceptaram 120 esporas de rinha de galos enviadas da Cidade do México para Illinois, nos Estados Unidos, segundo as autoridades.

Funcionários Serviço de Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP, em inglês), no porto de entrada de Louisville, descobriram o pacote em 17 de janeiro, de acordo com um comunicado à imprensa da agência.

O material continha 120 esporas, que são tradicionalmente fixadas nas esporas naturais das pernas das aves para as brigas. A remessa também incluía duas bainhas de fixação de perna.

O pacote foi enviado da Cidade do México para Rantoul, em Illinois, de acordo com o comunicado à imprensa. As esporas foram rotuladas como “chocalhos artesanais mexicanos”.

Nos Estados Unidos, é ilegal comprar, vender ou entregar “instrumentos pontiagudos para uso em empreendimentos de combate a animais”, de acordo com o comunicado à imprensa.

A própria rinha de galos, na qual as aves são colocados em um cercado e lutam até que uma delas fique incapacitada ou morta, também é proibida em todo o país pela Lei Agrícola de 2018.

As esporas de metal afiadas tornam as lutas mais perigosas para os pássaros e seus tratadores, que muitas vezes são cortados por seus próprios animais, de acordo com o comunicado.

No comunicado à imprensa, LaFonda Sutton-Burke, diretora de operações de campo do escritório da Alfândega e Proteção de Fronteiras em Chicago, chamou a interceptação de “um ótimo trabalho de nossos oficiais impedindo que itens perigosos e ilegais cheguem à nossa comunidade”.

“Este é mais um exemplo significativo de como os oficiais são dedicados à missão do CBP”, disse ela.

Por Zoe Sottile

Fonte: CNN Brasil

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.