Autorizado o início da construção do Hospital Veterinário do Recife, PE

Autorizado o início da construção do Hospital Veterinário do Recife, PE

Autorizado o início da construção do Hospital Veterinário do Recife.

PE recife hospvet1

O prefeito Geraldo Julio e o Secretário de Direito dos Animais, Rodrigo Vidal, assinaram na manhã desta quarta-feira (6) a autorização para o inicio das obras do Hospital Veterinário do Recife. Orçada em R$ 3,7 milhões, a construção é a primeira unidade de saúde pública desse tipo do Nordeste e o primeiro empreendimento do Brasil que oferecerá atendimento gratuito de emergência 24 horas. Segundo a Seda, as obras serão iniciadas ainda esta semana.

A unidade veterinária funcionará na Rua Estevão Francisco da Costa, no bairro do Cordeiro, e atenderá cães e gatos, o que corresponde a 99% dos animais domésticos da cidade. De acordo com Rodrigo Vidal, a primeira etapa da obra ficará pronta em março de 2016 e, quando finalizado, o hospital terá capacidade de realizar até 90 consultas e 20 cirurgias por dia.

“O Hospital Veterinário do Recife é voltado para o atendimento dos animais da população de baixa renda. Nosso objetivo é oferecer um tratamento de qualidade e gratuito quando o animal precisar”, explicou Geraldo Julio. A unidade de saúde também irá contar com Samu Animal. “A unidade vai disponibilizar o transporte do animal e do tutor que não possuir um veículo próprio. Sabemos como é difícil deslocar um cão ou gato, ainda mais com problemas de saúde”, afirmou Rodrigo Vidal.

 

Ao todo, o hospital contará com 25 médicos veterinários. Os profissionais se dividirão nas áreas de clínica, cirurgia, anestesia, emergência, laboratório, radiografia e ultrassonografia. Os pets poderão usufruir de três consultórios, três salas de cirurgia, um bloco cirúrgico, laboratório, unidade de recuperação, além de posto de enfermagem, ambulatório, emergência com dois isolamentos, sala de exames, dois canis e outros espaços. O Hospital Veterinário do Recife será construído em um terreno de 4,3 mil metros quadrados.

ATRASO – O edital de licitação da unidade foi lançado em fevereiro de 2014. A previsão era que o Hospital Veterinário do Recife começasse a ser erguido em junho do mesmo ano e a entrega acontecesse em abril de 2015. De acordo com o secretário Rodrigo Vidal, o adiamento foi provocado por questões de planejamento. “Foi um aprimoramento nos processos de planejamento. Queríamos projetar o prédio com mais detalhes”, disse. Vidal não informou o custo previsto para a manutenção do hospital. Segundo ele, a prefeitura vai procurar parcerias com cursos veterinários de universidades para reduzir os gastos públicos.

Fonte: JC online, com informações das repórteres Mariana Araújo e Maria Regina Jardim.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.