Aves encontradas em Santos (SP), ficarão em quarentena por precaução da gripe aviária

Aves encontradas em Santos (SP), ficarão em quarentena por precaução da gripe aviária
A medida foi tomada em razão dos 31 casos de gripe aviária (H5N1) confirmados no Brasil até a segunda-feira, 12 - Foto: Reprodução

A Prefeitura de Santos, não receberá aves encaminhadas pela Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar Ambiental por um prazo de 180 dias. A medida foi tomada em razão dos 31 casos de gripe aviária (H5N1) confirmados no Brasil até a segunda-feira, 12.

Os animais encontrados na cidade ficarão em quarentena na unidade da Coordenadoria de Defesa da Vida Animal (Codevida) do Bom Retiro. A unidade foi instalada em uma área específica, isolada, para eventuais chegadas de animais. Durante esse período não serão realizados atendimentos no local e os serviços de rotina serão concentrados no endereço na unidade do bairro Jabaquara.

Somente após não ser identificada a doença, os animais serão enviados os parques Aquário, Orquidário e Jardim Botânico Chico Mendes.

De acordo com a administração municipal, não foi confirmado nenhum caso da doença na cidade e, como medida de segurança, os protocolos de prevenção foram antecipados. O objetivo da medida é resguardar os animais abrigados nos parques e zoológicos do País, seguindo uma deliberação dos governos Federal e Estadual sobre o assunto.

Sintomas

Ainda segundo a prefeitura, caso um animal seja encontrado com os sintomas da doença, ele será eutanasiado e terá amostras recolhidas para análise. Nesse caso, o Centro de Controle de Zoonoses e Vetores da Secretaria de Saúde terá a responsabilidade de realizar a armazenagem das carcaças até sua incineração.

Entre os sinais que podem indicar um animal com gripe aviária são: pescoço caído, para o lado ou para trás, dificuldade de locomoção, sinais de convulsão, desorientação, alteração nos olhos (pálpebras inchadas e/ou avermelhadas), espirro, tosses, dificuldade respiratória e diarreia.

A prefeitura orienta que em caso dos moradores encontrarem uma ave morta ou debilitada, ligue para o Gremar no telefone (13) 99711-4120, na GCM (153) ou na Polícia Militar Ambiental pelo número (13) 3348-4750.

Gripe Aviária

Segundo a prefeitura, a influenza aviária, também conhecida como gripe aviária, é considerada uma doença de alto risco para aves quando causada por subtipos de vírus altamente patogênicos.

Nestes casos, caracteriza-se como uma doença grave, de notificação obrigatória aos órgãos oficiais nacionais e internacionais de controle de saúde animal, acarretando barreira sanitária para a comercialização de produtos avícolas no mercado interno e externo e prejuízo econômico para a avicultura comercial.

Por Isabella Monteiro

Fonte: BS9

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.