Balanço do 3º Bazar Vegano Floripa, caminhando para a próxima edição…

Balanço do 3º Bazar Vegano Floripa, caminhando para a próxima edição…

No dia 4 de junho de 2016 foi realizado o 3º Bazar Vegano Floripa, um evento cultural autogestionado que promove o reconhecimento da união entre os movimentos sociais, sobre uma perspectiva abolicionista.

A terceira edição foi uma afirmação, nos mostrando que somos uma realidade. Recebemos relatos espontâneos de que compareceu mais gente do que na primeira edição, onde tivemos em torno de 5 mil pessoas presentes. É muita gente! A diferença é que dessa vez o clima estava menos ansioso entre as pessoas, um sentimento de unidade com diversidade, muitos olhos brilhando.

A entrada da SAL foi ocupada por arte de rua, brechó e bicicletas de quem chegava.

Mudas nativas do Camping do Rio Vermelho (que uma semana depois foi desativado pelo Estado-Corporativo Máximo) foram entregues a todas as pessoas expositoras, e também doadas no nosso tapete de recepção, junto das trocas de sementes crioulas promovida pelo Coletivo Vegano Permacultural Caaporã, parceria abolicionista de Matinhos-PR. Dádivas que resistem!

BAZARVEGANO 09c0c290 9a89 42fa 8f7b 22053efe2eeb

Foi uma honra recebermos as rendeiras, que são parte viva da história da Lagoa da Conceição, e moram em nosso coração. A renda de bilro é um dos artesanatos mais difíceis e trabalhosos do mundo.

BAZARVEGANO a565528f dc37 4cd3 85cd 6dfd58119e0e

Também somos muito honradas pela presença da ADEH (Associação em Defesa dos Direitos Humanos com Enfoque na Sexualidade) e da galera da quebrada Monte Cristo puxando a Revolução dos Baldinhos, um trabalho cultural de cidadania e integração comunitária periférica, referência na coleta de resíduos orgânicos e compostagem. Na hora em que chegaram foram ovacionados pela multidão no salão. Máximo respeito!

Também houveram muitos aplausos emocionados quando anunciamos no palco as adoções conscientes ocorridas durante o bazar (na foto o adotado Deniro). E mais uma vez, a Equipe Multiesportiva Força Vegana repassou 100% de suas vendas (R$535,00) para para a ONG Instituto é o Bicho.

BAZARVEGANO 41aaf878 4e98 4fb2 9a0f 5c91b20d18b6

Nos telões foram exibidos durante todo dia, legendados: The Corporation, Cowsnpiracy e Walking Life

A maioria das partilhas seguiu abarrotada de interesse do público visitante. Nas rodas de bate papo, diversas pessoas ativistas e protagonistas com foco em várias causas sociais puderam se reconhecer uma na outra. A curiosidade é ponto de partida para o conhecimento, e as relações pessoais podem trazer mais empatia para nos aliarmos e nos organizarmos, no treinamento diário da sabedoria, em lutas integradas que são para uma vida toda, aprendendo com a base da sociedade. Teve gente de norte a sul do país.

BAZARVEGANO 06

A troca dos antigos espaços foi importante, mas os perrengues técnicos de infraestrutura ainda existem, e aos poucos vamos tentando melhorar conforme for possível, conforme mais pessoas agreguem. Agradecemos a todas as pessoas que cooperaram com as inúmeras demandas, vocês sabem quem vocês são. Toda sinergia foi possível graças a vocês.

As oficinas não ficaram de fora, mesmo com o adiamento da pintura artística do muro externo, que será feita ainda esse ano por nossas articulações independentes.

BAZARVEGANO 1ef89cee ba59 48ca b965 cd7385688c03

No cair da tarde fomos presenteadas com música e dança no palco do salão, a intensidade foi aumentando, contagiando.

BAZARVEGANO c645d3b1 208d 4c1f 9982 4b35f75beea5

No final, uma sensação muito boa, porém a consciência de que nada está resolvido. O sentimento é de focarmos cada vez mais em conteúdo, para que as pessoas não confundam nosso bazar com uma feira.

A feira é uma das atividades do bazar, também importante. Foram mais de 60 expositoras artesanais, muitas dando o melhor de si para o agora. Muita criatividade e amorosidade caprichada, sem comercializar nada de origem animal, nem transgênicos e químicos, junto a todos os demais posicionamentos que fazem desse bazar vegano o mais criterioso do país. Tinha prato feito não descartável e orgânico a 10 reais.

BAZARVEGANO 5f43e350 a279 4545 aecb a35398ae7a36

MAIS DA METADE DAS VAGAS JÁ ESTÃO OCUPADAS PARA A PRÓXIMA EDIÇÃO

Pra quem deseja expor, o formato de corresponsabilidade continua igual, ou seja, vai da consciência de cada expositora a livre decisão sobre o valor financeiro a contribuir, tendo em vista que nosso evento não é gratuito, pois tem uma conta mínima de 5 mil reais para a sua viabilização, o que abarca custos como o aluguel e trabalho de limpeza do espaço, material de limpeza, material impresso de divulgação independente, materiais estruturais, telefone, transporte, sem contar em todo tempo dedicado. E mesmo com o fantasma da inflação, seguramos o valor mínimo de 5 mil reais, que é a mesma conta da última edição.

Nessa ideia contribuímos financeiramente da forma que nos deixa mais confortáveis, estimulando a reflexão sobre nossas responsabilidades, equalizando a condição individual a qual cada um está inserido, e a valorização do evento em que se integra e se expande. Reduz a ideia paternalista de prestação de serviços e reclamações, vivendo a inclusão na prática. Uma iniciativa que dá para ser copiada por qualquer evento que tem como objetivo a não exclusão social. Copie a vontade!

Estamos vislumbrando o 4º Bazar Vegano Floripa para sábado, dia 25 de março de 2017. Em pouco mais de um mês da última edição, mais da metade das vagas já estão ocupadas, sendo que 14 dessas expositoras estiveram presentes em todas as edições, desde a primeira. Estabelecemos uma data limite para viabilização até 25/12/2016 (natal), ou até acabar as vagas. E caso não cheguemos ao valor mínimo, entraremos em contato com todas colaboradoras para devolução integral das contribuições. A sua contribuição é intransferível a outra representação. Estamos resolvendo essa parte financeira com antecedência para que possamos nos dedicar aos conteúdos da próxima edição.

Só pra tirar a sua curiosidade sobre essa próxima edição, se hoje subtrairmos a maior para a menor contribuição financeira que recebemos, dá uma diferença de R$480,00 sendo que em nenhum momento sugerimos qualquer valor a ninguém.

Manteremos o teto espacial de 1,40M para cada expositora, pois esse formato deu muito certo na ultima edição.

Novas interessadas em expor, favor enviar um e-mail para [email protected]

*Pedimos atenção diária a sua caixa de e-mail para estabelecermos a comunicação.

Esse e-mail também serve para você que não é expositor, mas que queira colaborar com esse projeto, seja financeiramente ou de alguma outra forma que estiver disposto, lembrando que grandes empresas e instituições não fazem parte de nossa posição politica apartidária.

Vamos continuar de forma livre, independente, voluntariada, autogestionada, laica, de acesso popular, apoiando uma economia solidária e ambiental para promover o veganismo abolicionista. Cópia livre, pelas bordas, pelas brechas marginais desse sistema que cria escassez artificial para nos dominar. Vamos por muito mais amor e cooperAção.

Acompanhe abaixo nossas 37 apoiadoras que já fazem do 4º bazar uma realidade:

Por Cooperativa Vegana – Florianópolis

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.