Baleia aparece morta na orla de Jaguaruna, no Sul de Santa Catarina

Baleia aparece morta na orla de Jaguaruna, no Sul de Santa Catarina
Fotos: Silas Júnior / RBS TV / RBS TV

Uma baleia-de-bryde apareceu morta no balneário Campo Bom, em Jaguaruna, na manhã desta terça-feira. Moradores avistaram o animal e acionaram os órgãos responsáveis. Segundo a bióloga Karina Groch, diretora de pesquisa do Projeto Baleia Franca (PBF), a baleia está em avançado estado de decomposição e será enterrada na praia.

Pelas condições da carcaça, só foi possível identificar a espécie depois de análise dos pesquisadores, que já haviam afirmado que não se tratava de uma franca ou jubarte. O cetáceo foi identificado como uma baleia-de-bryde, que costuma ser vista pelo litoral catarinense. Depois da baleia franca, ela é a segunda mais avistada pelos pesquisadores, segundo a pesquisadora.

A administração municipal de Jaguaruna já foi acionada pela equipe do Protocolo de Encalhes e Emalhes da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca/ICMBio. A prefeitura deve ceder o maquinário necessário para fazer o enterro do animal na faixa de areia, em horário e local a ser definido.

sc_jaguaruna_baleia_aparece_morta_orla_2

Por Lariane Cagnini 

Fonte: Diário Catarinense 

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.