Baleia aparece na praia em São Francisco do Sul, SC

Baleia aparece na praia em São Francisco do Sul, SC
A baleia foi analisada por uma equipe de pesquisadores e estudantes (Foto: Leandro Gonçalves / Arquivo Pessoal)

Uma baleia apareceu na Praia Grande, em São Francisco do Sul, na tarde desta segunda-feira. O animal marinho já havia sido avistado boiando no mar durante o dia, e a correnteza o levou até a areia.

A equipe de resgate de animais marinhos da Universidade da Região de Joinville (Univille) foi acionada para ir até o local e fazer a análise da baleia. O animal foi enterrado na areia da praia por uma equipe da Prefeitura de São Francisco do Sul.

De acordo com a professora Marta Kramer, biológa do projeto de monitoramento de praias da Univille, a espécie encontrada é uma baleia-de-bryde. O animal tinha 13,4 metros e aproximadamente 35 toneladas. A fêmea já estava em estado avançado de decomposição. Segundo a professora, a estimativa é de que a baleia já estava morta há uma semana.

—  Coletamos algumas amostras para análise, mas vai ser difícil saber a causa da morte em função do estado em que ela estava —, explica.

A pesquisadora explicou ainda que a espécia é relativamente comum no Brasil, mas não costuma nadar perto da costa.

Há dois anos, outra baleia da mesma espécie foi encontrada em São Francisco do Sul. O mamífero estava morto e encalhado na Praia Molhe.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.