Baleia com marcas de rede de pesca é encontrada morta em Itapema, SC

Baleia com marcas de rede de pesca é encontrada morta em Itapema, SC
Antes de encalhar em Itapema, animal foi visto em Balneário Camboriú. Foto: PMP e Vinicius Ribeiro Amaral, Especial

Uma baleia-jubarte foi encontrada morta na areia da Praia do Plaza, em Itapema, no Litoral Norte, na manhã desta terça-feira (13). Com marcas de rede de pesca, ela já havia aparecido em Balneário Camboriú nesta segunda (12), mas como não foi possível recolher o corpo, o animal acabou sendo levado pela maré até a cidade vizinha.

Conforme informações do Projeto de Monitoramento de Praias da Univali, a equipe esteve na tarde desta segunda-feira no costão da Praia de Taquaras, em Balneário Camboriú, após o encalhe. O animal, que estava em estágio avançado de decomposição, voltou a derivar com o movimento das ondas.

No domingo (11), pessoas que estavam de moto aquática em Balneário Camboriú encontraram a baleia totalmente enrolada em uma rede de pesca. Eles conseguiram retirar o material e o animal que acabou afundando. No dia seguinte, com o aparecimento no costão, os órgãos responsáveis foram até o local. 

A baleia era uma fêmea, juvenil, com cerca de 6 metros de comprimento. As marcas de redes de pesca foram observadas ao longo de todo o corpo, principalmente nas regiões próximas à nadadeira caudal. Um pedaço de rede, inclusive, foi retirado da boca dela nesta segunda-feira.

Como o local era de difícil acesso, os técnicos não conseguiram realizar todas as coletas necessárias antes da baleia ser levada pela maré. Com o novo acionamento nesta terça-feira, a equipe concluiu o trabalho de necropsia e decidiu enterrar o cadáver na areia devido ao avançado estado de decomposição.

Pesca ilegal

Baleia foi enterrada em Itapema. Foto: PMP, Divulgação
Baleia foi enterrada em Itapema. Foto: PMP, Divulgação

As marcas no corpo da jubarte não surpreende quem trabalha com fiscalização ambiental na região. O diretor de Fiscalização do Meio Ambiente de Balneário Camboriú, Matheus Rafaeli, explica que essas baleias e outros animais marinhos acabam vítimas das chamadas “feiticeiras”, redes de pesca fixadas por âncoras durante horas. Os animais se enroscam na armadilha e se machucam ou permanecem presos.

Segundo o departamento de fiscalização, desde maio já foram apreendidas nas praias de Balneário Camboriú mais de 40 redes de pesca que são proibidas ou usadas de forma irregular.

Por Bianca Bertoli

Fonte: NSC Total

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.