Baleia com petrecho de pesca enroscada em mandíbula encalha em praia do litoral de SP

Baleia com petrecho de pesca enroscada em mandíbula encalha em praia do litoral de SP
Baleia foi encontrada na Praia do Canto do Indaiá, em Bertioga (SP) — Foto: Ana Marina Fernandes/Instituto Gremar

Uma baleia, em estado avançado de decomposição, encalhou na faixa de areia de uma praia em Bertioga, no litoral de São Paulo. Segundo apurado pelo g1, o animal de aproximadamente 11 metros estava com um petrecho de pesca enroscado na mandíbula.

De acordo com o Instituto Gremar, uma equipe foi acionada na terça-feira (28) para a ocorrência na Praia do Canto do Indaiá e constatou que se tratava de um macho adulto. No entanto, a espécie não foi confirmada devido ao estágio de decomposição.

Durante o exame de necropsia, os profissionais perceberam que o animal estava abaixo do peso, apresentava um petrecho de pesca enroscado na mandíbula e tinha marcas de predação por animais carniceiros.

A equipe do Gremar coletou amostras para análise em laboratório no Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos, em Guarujá. No local, será possível investigar com maior precisão a causa da morte e a espécie.

Em nota, a Prefeitura de Bertioga informou que o Instituto Gremar solicitou apoio da Secretaria de Meio Ambiente para o atendimento ao caso. “A secretaria informa que o instituto esteve o dia inteiro no local realizando a necropsia no animal”. A carcaça da baleia foi removida da praia pela limpeza pública, com apoio da Secretaria do Meio Ambiente de Bertioga.

Fonte: G1