Restos da baleia foram encontrados nesta sexta-feira (31), em Búzios, no RJ (Foto: Roselene Pereira/ Arquivo Pessoal)

Baleia é encontrada em estado avançado de decomposição no Mangue de Pedras, em Búzios, no RJ

Uma baleia foi encontrada em estado avançado de decomposição na manhã desta sexta-feira (31), no Mangue de Pedras, em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio.

A gestora do Projeto de Monitoramento de Praias das Bacias de Campos e Espírito Santo, Giovanna Cypriano, acredita que o animal era uma jubarte por causa das marcas, mas disse que não tem como confirmar a espécie por causa do estado do animal.

Ainda segundo Giovanna, também não é possível saber a causa da morte da baleia, nem realizar um exame de necropsia. No local, foram encontrados apenas a pele e aproximadamente 10 metros de gordura da baleia.

“Como trata-se apenas de tecido adiposo, não é possível afirmar se animal é adulto ou filhote, nem o tamanho do mesmo”, afirmou Giovanna.

Os restos do animal foram encontrados sobre as pedras, embaixo de um manguezal. “O local é de difícil acesso e por isso não tem como a carcaça da baleia ser retirada de lá, pois não há como as máquinas chegarem”, informou ainda Giovanna Cypriano.

Baleia encontrada em Búzios, RJ, já estava em estado avançado de decomposição (Foto: CTA Serviços em Meio Ambiente/ Divulgação)
Baleia encontrada em Búzios, RJ, já estava em estado avançado de decomposição (Foto: CTA Serviços em Meio Ambiente/ Divulgação)

O secretário de Meio Ambiente de Búzios, Cássio Cunha, disse que o que resta agora é aguardar para que a natureza faça a sua parte.

“E que o pouco que sobrou da baleia, sirva de fonte nutritiva para os microrganismo, caranguejos, peixes e aves do local. Isto é o ecossistema!”, disse ele.

Carcaça de baleia foi encontrada em lugar de difícil acesso em Búzios, no RJ (Foto: Roselene Pereira/ Arquivo Pessoal )
Carcaça de baleia foi encontrada em lugar de difícil acesso em Búzios, no RJ (Foto: Roselene Pereira/ Arquivo Pessoal )

A assistente social quilombola, Roselene Pereira, que encontrou a baleia por volta das 11h nesta sexta, revelou que o cheiro estava muito forte e havia muitos urubus em volta do animal.

Baleias mortas no Interior do Rio

Em julho, uma baleia jubarte de sete metros foi encontrada morta entre as Prainhas do Pontal do Atalaia e a Ilha do Farol, em Arraial do Cabo. No mesmo mês, uma carcaça de baleia jubarte foi achada na Praia Grande, também em Arraial.

No Norte Fluminense, um grupo de surfistas encontrou uma baleia morta no dia primeiro de agosto em São Francisco de Itabapoana.

Por Larissa Vilarinho, G1 Região dos Lagos (sob supervisão de Franklin Vogas)

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.