Baleia é encontrada morta e sem cabeça na praia de Boa Viagem em Recife, PE

Baleia é encontrada morta e sem cabeça na praia de Boa Viagem em Recife, PE

Uma baleia foi encontrada morta na manhã desta quinta-feira (3), na praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. O animal apareceu nas proximidades do Segundo Jardim e estava sem a cabeça (veja vídeo abaixo).

Vídeo: Baleia é encontrada morta e sem cabeça na praia de Boa Viagem.

De acordo com o biólogo Adriano Artoni, da Secretaria de Meio Ambiente de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, afirmou que o animal estava sendo monitorado na orla do município vizinho e chegou à praia na capital pernambucana por volta das 4h30.

“O animal é macho, da espécie jubarte e aparenta ter cinco anos. Acredito que a morte ocorreu em mar aberto”, afirma.

É possível ver que há mordidas no animal, mas segundo Artoni, os ataques podem ter ocorrido depois da morte. “É carne, então alguns tubarões em alto-mar podem ter mordido. Ela foi trazida para a costa devido à correnteza”, explica.

Procurada pelo G1, a Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH) informou que o animal morto fica sob a responsabilidade da Prefeitura do Recife, segundo a gestão do Centro de Triagem de Animais Silvestres.

Biólogo recolhe material de baleia morta encontrada na praia de Boa Viagem. — Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press

Uma equipe da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) chegou ao local por volta das 9h para fazer a remoção da baleia. Segundo a Autarquia, um técnico do Ibama compareceu ao local e não identificou a necessidade de removê-lo para estudos (veja vídeo abaixo).

A baleia seguiu para um centro de tratamento de resíduos, mas houve coleta de materiais que estavam presos ao animal. “Recolhi algumas amostras de cracas e vou levar para a Universidade Federal Rural de Pernambuco”, afirma o biólogo.

Vídeo: Baleia morta é recolhida da praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife.

A reportagem tentou entrar em contato com o Centro de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (Cepene), mas não obteve retorno às ligações.

Banhistas e turistas que passaram pelo local disseram nunca ter visto casos semelhantes. “Eu caminho pela orla de vez em quando e nunca vi. Só vejo muito plástico no chão. As equipes da limpeza recolhem, mas o pessoal continua jogando”, diz a dona de casa Lourdes Oliveira.

Amostras de cracas foram recolhidas de baleia morta encontrada em Boa Viagem. — Foto: Marina Meireles/G1

Visitando o Brasil pela 36ª vez, o alemão Claus Stielenbach também nunca havia visto uma baleia morta na orla. “É a minha quinta vez no Recife, mas não tinha visto nada parecido antes”, conta.

Severino Fernando, que trabalha como terceirizado de uma empresa, declara que retirar animais mortos da praia, sobretudo tartarugas, é algo comum. “A gente tem recolhido umas três tartarugas por semana. A gente coloca no saco e o caminhão leva para um aterro”, afirma.

Segundo a Emlurb, duas tartarugas foram recolhidas da praia de Boa Viagem em agosto e outras duas foram recolhidas da mesma praia em setembro.

Baleia morta chamou a atenção de equipes que faziam a limpeza na praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife — Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press

Por Marina Meireles

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.