Baleia é encontrada morta em praia de Porto Belo, SC

Baleia é encontrada morta em praia de Porto Belo, SC
Baleia Minke-anã estava em costão de Porto Belo (Foto: Projeto de Monitoramento de Praias/Divulgação)

Uma baleia Minke-anã foi encontrada morta em Porto Belo, no Litoral Norte catarinense, na tarde de terça-feira (30). Segundo o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), a baleia Minke-anã é da espécie Balaenoptera acutorostrata, considerada uma das menores do mundo. A causa da morte é investigada e o corpo será levado para o Museu Oceanográfico, em Balneário Piçarras.

O animal estava boiando no costão próximo à praia do Araçá. Com auxílio de uma embarcação de pescadores e da Fundação Municipal do Meio Ambiente da cidade, a equipe do PMP-BS levou a baleia de 3,6 metros para a praia do Baixio. No local a equipe verificou que era um macho jovem que pesa entre 1 e 2 toneladas.

Baleia já estava morta quando encontrada por especialistas (Foto: Projeto de Monitoramento de Praias/Divulgação)

Como o corpo do animal está em estado considerado de boa conservação, foi levado para o Museu Oceanográfico da Univali em Balneário Piçarras. No local, além de ser realizada necropsia, o corpo do animal passará por um processo para ser integrado ao acervo do museu.

A suspeita é que ela tenha morrido na segunda. “Em dois anos de projeto tivemos pouquíssimos registros dessa espécie. O último foi no Paraná, na Ilha do Mel.”, informou o projeto.

Corpo de baleia Minke-anã será levado para museu (Foto: Projeto de Monitoramento de Praias/Divulgação)

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.