Baleia encalha na Baía de Sepetiba, RJ

Baleia encalha na Baía de Sepetiba, RJ
Após 24 horas encalhada na praia Rasa em Buzios a baleia Jubarte consegue se soltar (Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo)

Mais uma baleia jubarte está encalhada no litoral do Rio. Desde o início da noite da quinta-feira, por volta das 18h, o animal está na Baía de Sepetiba, numa localidade chamada de Saco do Pompeba, perto da Restinga de Marambaia. Segundo o biólogo Leonardo Flach, da Associação Noel Rosa (de conservação de golfinhos e cetáceos), esta não é a mesma baleia que passou 24 horas na Praia Rasa, em Búzios, até conseguir voltar ao mar.

Segundo Flach, não daria tempo para o deslocamento, já que o animal de Búzios conseguiu se soltar por volta das 16h, enquanto o de Sepetiba encalhou entre 17h e 18h do mesmo dia. De acordo com ele, o animal é jovem: tem em torno de dez metros, enquanto um adulto normal alcança entre 15 e 16 metros.

A bióloga Kátia Silva, do Instituto Boto Cinza, que está acompanhando a jubarte em Sepetiba, disse que o animal está desorientado por diversos encalhes que vem sofrendo desde a quinta-feira. Uma equipe de biólogos está tentando um rebocador para desencalhar o cetáceo.

Comoção generalizada

Depois de 24 horas de sofrimento — e mobilização popular —, uma baleia jubarte que estava encalhada na areia da Praia Rasa, em Búzios, conseguiu voltar ao mar. O animal, que pesa cerca de 28 toneladas e mede 13 metros, retornou para a água com a ajuda de uma retroescavadeira e de cordas puxadas por três barcos de pescadores, numa operação que contou com a participação do Corpo de Bombeiros, da Secretaria de Meio Ambiente de Búzios e do Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores (MAQUA), do Departamento de Oceanografia da Uerj.

A jubarte encalhou por volta das 16h da quarta-feira, e biólogos, veterinários e voluntários precisaram correr contra o tempo para tentar salvá-la. Eles chegaram a providenciar um analgésico para tentar amenizar o sofrimento do cetáceo. Segundo o Instituto Baleia Jubarte (IBJ), organização que faz o monitoramento desta espécie, desde o início do ano nove animais já encalharam na costa do Rio de Janeiro. Em Búzios, foi o segundo caso este ano.

Fonte: Extra

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *