Baleia-jubarte de 10 metros é encontrada morta em Quissamã, no RJ

Baleia-jubarte de 10 metros é encontrada morta em Quissamã, no RJ
Animal foi encontrado morto próximo às pedras na Praia Barra do Furado, em Quissamã, no RJ — Foto: Divulgação/Defesa Civil de Quissamã

Uma baleia-jubarte com cerca de 10 metros foi encontrada morta na tarde desta terça-feira (6) na praia Barra do Furado, em Quissamã, no Norte Fluminense.

De acordo com a Defesa Civil, o animal foi visto por um guarda-vidas, perto das pedras.

https://www.facebook.com/noticiasmacae/videos/1073313596199830/

O coordenador da Defesa Civil, Marcos Alves, informou ao G1 que o animal será enterrado nesta quarta (7), pois a maré está subindo e o uso das máquinas seria perigoso.

O coordenador informou ainda que não foram encontrados ferimentos no corpo do animal e que não será possível saber as causas da morte.

“Por conta do avançado estágio de decomposição da baleia, não haverá autópsia para saber as causas da morte do animal”, concluiu. 

As jubartes

As baleias-jubarte são animais dóceis, que chegam a medir 16 metros de comprimento e a pesar até 40 toneladas.

Elas migram da região da Antártida entre julho e outubro, quando é inverno no hemisfério norte, para se reproduzir em águas tropicais da costa brasileira.

As jubartes ficam entre quatro e cinco meses nas áreas de reprodução, até que os filhotes estejam desenvolvidos e possam retornar com as mães para a Antártida.

Por Filipe Barbosa

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.