Baleia-jubarte de 12 metros encalha em SP e chama atenção de moradores

Baleia-jubarte de 12 metros encalha em SP e chama atenção de moradores
Baleia-jubarte aparece morta em Praia Grande, SP — Foto: Reginaldo Santos

Uma baleia jubarte de mais de 12 metros de comprimento apareceu morta, na manhã desta sexta-feira (31), na praia do bairro Ocian, em Praia Grande, no litoral de São Paulo. A cena chamou a atenção dos moradores, que se impressionaram com o tamanho do animal.

De acordo com informações obtidas pelo G1, a baleia apareceu morta durante a madrugada. A suspeita é de que ela foi trazida pelo mar até a faixa de areia. Segundo a Prefeitura de Praia Grande, um morador visualizou o animal e acionou o Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe), que comunicou à Guarda Costeira, da Guarda Civil Municipal (GCM).

Por causa do seu tamanho, a carcaça chamou a atenção dos moradores que passaram pelo local. “Ela apareceu morta na praia. Eu estava caminhando de manhã e vi. Ela é enorme. O pessoal estava removendo da beirada do mar, pelo jeito estava morta há muito tempo”, comenta o operador Reginaldo Santos.

Equipes do Instituto Biopesca foram até o local onde a baleia apareceu em Praia Grande. — Foto: Divulgação/Praia Grande Mil Grau

Equipes da Prefeitura de Praia Grande e do Instituto Biopesca foram até a praia para averiguar as condições da carcaça. As equipes da Guarda Costeira fizeram o isolamento da área para a análise dos veterinários do Biopesca.

Equipes da Secretaria de Serviços Urbanos também estiveram no local para auxiliar na remoção da carcaça. Duas retroescavadeiras retiraram o corpo da baleia da areia por volta das 9h. O trabalho foi demorado, já que foi preciso partir a carcaça para a remoção total.

A princípio, trata-se um macho adulto da espécie jubarte, mas o Instituto Biopesca ainda fará análises que comprovarão as características do animal. Segundo o Instituto Baleia Jubarte, o corpo de uma baleia dessa espécie pode pesar de 35 a 40 toneladas e medir cerca de 16 metros de comprimento.

Ainda segundo o Instituto, as baleias-jubarte se deslocam, todo ano, para as águas tropicais do litoral brasileiro com o objetivo de se reproduzir. A temporada tem início no começo de julho.

Retroescavadeiras retiram carcaça de baleia da areia, em Praia Grande. — Foto: Divulgação/Praia Grande Mil Grau

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.